Tribuna Ribeirão
Saúde

Critérios para doação de sangue são atualizados

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram nesta terça-feira, 25 de janeiro, os critérios técnicos para a doa­ção de sangue, que haviam sido revistos em março de 2020, por causa do risco de infecção pela covid-19. Com a nova decisão, foram alterados os prazos e os critérios de inaptidão a serem aplicados no momento da sele­ção de candidatos.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de co­vid-19 e que apresentaram sin­tomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recu­peração da doença. Antes, eram 14 dias. Também serão consi­deradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mes­mo que sejam assintomáticas.

Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da co­leta do exame. Na atualização, foi retirado ainda o critério de inaptidão para doação de pesso­as que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de paí­ses com casos de covid. Além dos requisitos determinados por causa da pandemia de covid-19, para doar sangue, é preciso apresentar um docu­mento oficial com foto; ter ida­de entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Postagens relacionadas

Cirurgias de incontinência urinária caem 61% em 2021

William Teodoro

Saúde vai retomar obra da UPA Norte

Redação 1

GCM mobilizada na doação de sangue

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com