O secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, afirma que a licitação para a construção de uma escola municipal de ensino fundamental no Jardim Cristo Redentor, na Zona Norte de Ribeirão Preto, está prevista para ser lançada em 7 de março. O bairro tem cerca de 30 mil moradores e a nova unidade disponibilizará 800 vagas.
A previsão é de que após a conclusão do processo licitatório, seja entregue em 18 meses. A afirmação foi feita pelo secretário durante reunião da comissão Permanente de Educação da Câmara, realizada em 9 de fevereiro. A previsão inicial para a construção da unidade era julho do ano passado, mas Miguel afirmou que o atraso aconteceu por falta de dotação orçamentária.
A presidente da comissão, Gláucia Berenice (DEM), afirma que o Conselho Tutelar daquela região da cidade tem questionado as dificuldades que vêm ocorrendo no bairro. Outras questões como transporte escolar e segurança foram debatidas pelos representantes do Conselho Tutelar, secretaria e integrantes da comissão.
Felipe Elias Miguel afirma que a secretaria está buscando alternativas para oferecer vagas imediatas para as crianças e adolescentes da região. Citou escolas que estão em fase de inauguração ou de construção e comunicou a recente autorização dada pelo governador João Doria (PSDB) para a expansão de unidade escolar do Parque dos Pinus, localizada na região Norte da cidade. Também citou a readequação de um prédio escolar no Jardim Alexandre Balbo, na mesma região.
Gláucia Berenice cobrou ainda, os motivos do remanejamento de estudantes para escolas distantes de suas residências. Os técnicos da secretaria explicaram que muitas vezes a não atualização de endereços residenciais pelos pais e responsáveis pelos alunos pode ocasionar esse transtorno. Outro motivo seria o fato de, em alguns casos, não existirem vagas em escolas próximas à residência, obrigando que sejam direcionados para outras unidades.