Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Criminalidade: Apesar de índices indicarem queda, números preocupam

Mesmo com queda em roubos e apreensão recorde de armas, furtos continuam a incomodar a população (Foto - Alfredo Risk)

Por: Adalberto Luque

O síndico de um edifício de apartamentos, que prefere não se identificar, conta que, apesar do anúncio de queda nos índices de criminalidade, ainda não se sente seguro em Ribeirão Preto. O prédio onde mora, na Vila Seixas, zona Sul de Ribeirão Preto, foi alvo da invasão de um grupo de menores neste ano.

Os cinco forçaram o portão, entraram na garagem e saíram com quatro bicicletas. Ele foi acordado durante a madrugada pelo porteiro. Avisou os moradores e foram até a Central de Polícia Judiciária (CPJ), para registrar a ocorrência.

Números em queda ainda não se traduzem em tranquilidade da população (Foto: Alfredo Risk)

O próprio porteiro já havia comunicado à Polícia Militar, pelo 190, sobre o ocorrido. Enquanto o síndico e os três moradores que tiveram as quatro bicicletas levadas estavam aguardando na CPJ, viaturas da Polícia Militar chegaram.

Eles recuperaram as quatro bicicletas e levavam os cinco adolescentes, todos menores de idade. Junto com os infratores, vieram seus pais ou responsáveis.

“Eles debocharam dizendo que logo estariam saindo. No final, eles saíram enquanto dávamos um jeito de colocar as bicicletas em dois veículos. Os policiais disseram que geralmente é isso que acontece. Investimos em mais segurança, reforçando nosso portão da garagem, mas dizer que estou seguro, não estou”, lamenta o síndico.

Aumento de produtividade

A contar pelos índices de criminalidades divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o síndico deveria estar um pouco mais tranquilo em relação à questão de furtos, por exemplo. A produtividade das Polícias Civil e Militar, nos meses de janeiro a outubro de 2024, disponibilizados no site da SSP, indica queda significativa.

Em 2024, número de presos cresceu 41,8% e de menores apreendidos 210%, de acordo com dados da SSP (Foto: Alfredo Risk)

Somente no número de veículos furtados e roubados não houve redução, em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. De acordo com a SSP, em Ribeirão Preto foram recuperados 534 veículos entre janeiro e outubro deste ano, contra 631 do mesmo período do ano passado. Um número 15,3% menor.

Nos demais indicadores, os resultados são animadores. O total de prisões, por exemplo, registrou aumento de 41,8% neste ano. Foram 3.261, contra 2.299 nos 10 primeiros meses do ano passado. A apreensão de infratores, como o grupo que invadiu o prédio na Vila Seixas, aumentou 210% neste ano. Foram 261, contra 84 no ano passado.

As Polícias Militar e Civil apreenderam 248 armas em 2024, contra 70 em 2023, aumento de 254,2%. Flagrantes por tráfico de drogas cresceram 43,8%, passando de 490 em 2023 para 705 em 2024.

Ribeirão Preto

De setembro para outubro houve aumento na criminalidade na cidade. É o que apontam os números da SSP. Roubos em geral saltaram de 101 para 124. Os furtos em geral também aumentaram de 593 em setembro para 663 em outubro. Finalmente furtos de veículos subiram de 115 para 132 casos.

O único indicador que teve redução foi o de roubo de veículos, caindo de 18 em setembro para 15 em outubro.

Quando o comparativo é entre os meses de janeiro a outubro de 2023, em relação ao mesmo período deste ano, os resultados são mais animadores nos indicadores de crimes contra o patrimônio.

No comparativo entre os 10 primeiros meses de cada ano, os roubos em geral registraram queda de 18,1%, indo de 1.894 em 2023 para 1.551 neste ano. Mais expressiva foi a queda de roubo de veículos, de 329 casos em 2023 para 170 em 2024, redução de 48,3%.

Os furtos em geral também interromperam a tendência de crescimento. Em 2024 foram 7.889 furtos, contra 8.228 do ano anterior. Uma queda de 4,1%. Ainda assim, 2024 teve a média de 26 furtos por dia na cidade.

Furto de veículos teve alta na zona Sul e em Bonfim Paulista (Foto: Alfredo Risk)

Já os furtos de veículos foram na contramão da tendência, com um aumento de 1,6% em 2024, em comparação com os 10 primeiros meses do ano passado. Foram 1.148 furtos neste ano, contra 1.130 no ano anterior. Ribeirão Preto registrou a média de 4 carros furtados a cada dia de 2024.

Nos oito Distritos Policiais (DPs) da cidade, algumas particularidades puderam ser observadas.

Centro

A região atendida pelo 1º DP registrou aumento de furtos em geral e de furtos em veículos, de agosto para setembro de 2024. E, após seis meses sem esse tipo de ocorrência, a região voltou a ter um veículo roubado em outubro.

Campos Elíseos e região

A área sob responsabilidade do 2º DP, que em 2023 enfrentou escalada nos furtos em geral, experimentou o alívio com a queda neste tipo de ocorrências. Foram 14,8% menos casos de janeiro a setembro de 2024, em comparação com o mesmo período.

Vila Tibério e região

Os furtos em geral têm tido vários casos registrados na região do 3º DP, um dos pontos da cidade onde mais se furtam celulares. Grande parte desses furtos ocorre próximo à Rodoviária e acabam sendo investigados pelo 3º DP. A alta prossegue. De janeiro a outubro, aumento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Zona Sul

A região atendida pelo 4º DP manteve o volume de veículos furtados. Nos 10 primeiros meses do ano passado, foram 330 furtos de veículo, mesmo número registrado neste ano. Média de um carro furtado por dia na área daquela delegacia.

Ipiranga

Além dos crimes contra a vida, a área atendida pelo 5º DP sempre enfrentou problemas com roubos de veículos. De janeiro a outubro deste ano, todavia, a queda foi grande: 62,3%.

Vila Virgínia

O roubo de veículos, indicador preocupante na região do 6º DP, teve queda expressiva. De janeiro a outubro de 2024 recuou 65,6%, em relação ao mesmo período de 2023.

Roubo de veículos teve redução de 48,3% neste ano (Foto: DEIC/Divulgação)

Bonfim Paulista

Acompanhando a tendência da zona Sul, a região atendida pelo 7º DP foi a que registrou o maior aumento de furto de veículos. De 24 casos entre janeiro e outubro de 2023, saltou para 55 casos neste ano, alta de 129,1%.

Jardim Paulista

Na área do 8º DP, os roubos em geral e de veículos tiveram redução. Já os furtos em geral e de veículos tiveram alta em 2024. Cresceram 15% e 4% respectivamente.

Vítima deve ter seus direitos reconhecidos

 

Para Gritti, benefícios para criminosos precisam ser revistos e vítima também deve ter seus direitos reconhecidos (Foto: Alfredo Risk)

Coronel aposentado da Polícia Militar e especialista em Segurança Pública, Marco Aurélio Gritti destaca que o Estado segue com reduções significativas nos índices criminais, que se reflete em Ribeirão Preto.

“No caso de furto de veículos, penso que a redução anual será atingida. O acréscimo no comparativo mensal deve-se ao aquecimento do mercado tanto de novos quanto de usados, por conta da demanda de manutenção e troca de peças por acidentes”, avalia.

Gritti explica que o mercado de veículos se mantém aquecido e, mesmo diante dos esforços em combater o comércio ilegal de peças, muitos ainda se arriscam na receptação. Mas em comparativo anual, ele acredita em estabilidade.

“Creio que os criminosos optam pelo furto por conta do tempo de resposta das forças de segurança, ou seja, no roubo (com violência/ameaça) a vítima rapidamente avisa o 190-Emergência, o que promove a repressão imediata das forças. No furto, em regra, a vítima leva um tempo para cientificar o 190-Emergência, assim há um ‘retardo’ na repressão, e dessa forma o criminoso tem mais condições de fuga”, aduz.

Operações como a Bródio, realizada pela PM, Polícia Civil e Detran/SP, por exemplo, são um dos motivos para a redução de quase 50% no número de veículos roubados na cidade. “Mas há um somatório de ações que refletem na redução criminal e dentre eles destacaria o significativo aumento na produtividade policial em relação à recuperação de veículos e às prisões de criminosos. No anual, veículos recuperados e prisões realizadas, 2024 já superou o ano passado”, acrescenta.

O especialista em Segurança Pública entende que a reincidência, nos crimes patrimoniais, aproxima-se dos 70%. “É um custo elevadíssimo de ‘retrabalho’ que merece ser discutido. A Audiência de Custódia é prevista em lei e existe em vários países, contudo, a meu ver, merece ser readequada à realidade social que vivemos.”

Ele também defende que O Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) devam ser adequados à atual realidade social, onde as pessoas estão reféns da violência e crueldade dos criminosos. “É uma afronta ao Estado e às pessoas de bem permitir que traficantes, criminosos violentos, torturadores e cruéis sejam beneficiados com medida socioeducativa, “sursis”, progressão de regime, saidinhas e visita íntima. Nossa legislação precisa se adequar à percepção de que a vítima também merece ter seus direitos reconhecidos”, encerra.

 

SSP evidencia redução nos índices criminais

 

A Secretaria de Segurança Pública explicou em nota que “reforça seu compromisso com o combate à criminalidade em Ribeirão Preto e em todo o Estado. A Polícia Militar orienta suas operações com base nos índices criminais e denúncias da população, direcionando patrulhas para os chamados “hot spots” — áreas com maior concentração de crimes, para desenvolver políticas de enfrentamento à criminalidade. Já a Polícia Civil, realiza ações em desmanches e lojas de venda de peças automotivas para identificar receptadores, responsáveis por alimentar a cadeia ilícita por trás dos crimes patrimoniais. Com isso, os roubos e furtos, em geral, apresentaram queda de 18,1% e 4,1%, respectivamente, nos primeiros dez meses de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Ainda, houve queda nos roubos de veículos em 48,3%, durante o mesmo período do ano passado. Foram presas e apreendidas 4.795 pessoas (aumento de 36,8%) e 248 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas (alta de 61%).”

 

 

 

Postagens relacionadas

Cenas íntimas gravadas sem autorização podem render 4 anos de prisão

Redação 2

Botafogo estreia bem e arranca empate com o São Paulo no Morumbi

Redação 8

Cratera em avenida da zona Leste preocupa motoristas e moradores

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com