Tanto por desejo quanto por necessidade, o empreendedorismo é uma tendência que se intensificou no Brasil ao longo da pandemia. Até dezembro de 2021, a Receita Federal contabilizou 13,3 milhões de novos microempreendedores e nos dez primeiros meses do ano, segundo a Serasa Experian, 3,4 milhões de empresas foram criadas, um aumento de 21,4% em relação a 2020.
Também por aí, o interesse em programas de TV, em especial realities, relacionados a essa temática é crescente, e a produtora Floresta, da Sony Pictures Television, aproveitou a oportunidade para investir forte neste segmento.
O “Shark Tank Brasil”, por exemplo, faz parte do seu catálogo e caminha para a sétima temporada no Sony Channel. Nos últimos cinco anos, a versão brasileira do programa acumulou uma audiência de mais de 10 milhões de pessoas, e o canal no YouTube hoje conta com mais de 739 mil inscritos.
Outro destaque da produtora, disponível na Netflix desde 9 de fevereiro, é o “Ideias à Venda”, um game show com eliminações e prêmio final, apresentado por Eliana. A cada episódio, quatro empreendedores de um mesmo segmento apresentam seus produtos e os mais bem avaliados passam para a final. O prêmio é de 200 mil reais.
Os interessados em formatos do gênero podem ainda acompanhar “O Plano é Esse”, comandado por Danni Suzuki. É um reality de convivência do Multishow disponível no Globoplay, que premia o vencedor com 125 mil reais para investir no próprio negócio.