Quando se fala em atenção domiciliar, mais conhecido como home care, o serviço não fica restrito apenas ao acompanhamento de idosos e doentes crônicos. A modalidade engloba uma vasta gama de atendimentos para diversas enfermidades. Dentre eles estão desde os procedimentos mais simples – como a troca de curativos e a administração de medicamentos intravenosos – até os mais complexos como montagem de UTIs domiciliares, cuidados paliativos e tratamentos oncológicos e dialíticos.
O serviço já apresentava crescimento antes da pandemia. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve um aumento de 22,8% no país – o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019.
No último ano, no entanto, a pandemia trouxe um novo impulso e a desospitalização, ou seja, a liberação de leitos que seriam ocupados por doentes crônicos e passaram a ter pacientes com covid-19 também acelerou a procura. Na comparação entre janeiro e fevereiro de 2021, o aumento da demanda foi de 12%. Já entre fevereiro e março deste ano, a busca cresceu 36%.
“A atenção domiciliar é estratégica no enfrentamento à covid-19 e atuamos em duas frentes.
A primeira é com a desospitalização, no qual um paciente internado em UTI, por exemplo, possui um problema crônico, mas não agudo. Nestes casos, a empresa monta um leito com tudo o que é necessário como enfermagem e profissionais 24 horas, ventiladores, equipamentos, materiais, móveis e libera esse leito para um paciente com quadro mais grave e que necessite de estrutura hospitalar”, afirma Hyran Godinho, CEO da Pronep Life Care, empresa especializada na área.
“Outra maneira, indireta, é para atendimento de menor complexidade. Um paciente que sofreu uma fratura e precisa receber antibiótico na veia duas vezes por dia, não precisa ir a um ambulatório acompanhado. Nós podemos enviar um profissional para a casa do paciente, fazer todo o preparo e a aplicação com a infraestrutura necessária, de forma conveniente e segura, diminuindo o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, liberando espaço para quem mais precisa”, explica Hyran Godinho. A Pronep Life Care tem como objetivo aumentar em cerca de 30% a capacidade de atendimento e expandiu o atendimento em um raio de até 200 km de Ribeirão Preto.