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Cresce atendimento home care

Quando se fala em aten­ção domiciliar, mais conhe­cido como home care, o ser­viço não fica restrito apenas ao acompanhamento de idosos e doentes crônicos. A modalidade engloba uma vasta gama de atendimentos para diversas enfermidades. Dentre eles estão desde os procedimentos mais simples – como a troca de curativos e a administração de medi­camentos intravenosos – até os mais complexos como montagem de UTIs domi­ciliares, cuidados paliativos e tratamentos oncológicos e dialíticos.

O serviço já apresentava crescimento antes da pande­mia. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacio­nal das Empresas de Servi­ços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fun­dação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve um aumento de 22,8% no país – o número de esta­belecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019.

No último ano, no entan­to, a pandemia trouxe um novo impulso e a desospita­lização, ou seja, a liberação de leitos que seriam ocupa­dos por doentes crônicos e passaram a ter pacientes com covid-19 também acelerou a procura. Na comparação entre janeiro e fevereiro de 2021, o aumento da demanda foi de 12%. Já entre fevereiro e março deste ano, a busca cresceu 36%.

“A atenção domiciliar é es­tratégica no enfrentamento à covid-19 e atuamos em duas frentes.

A primeira é com a de­sospitalização, no qual um pa­ciente internado em UTI, por exemplo, possui um problema crônico, mas não agudo. Nes­tes casos, a empresa monta um leito com tudo o que é necessá­rio como enfermagem e pro­fissionais 24 horas, ventilado­res, equipamentos, materiais, móveis e libera esse leito para um paciente com quadro mais grave e que necessite de estrutura hospitalar”, afir­ma Hyran Godinho, CEO da Pronep Life Care, empresa especializada na área.

“Outra maneira, indireta, é para atendimento de menor complexidade. Um paciente que sofreu uma fratura e pre­cisa receber antibiótico na veia duas vezes por dia, não precisa ir a um ambulatório acompa­nhado. Nós podemos enviar um profissional para a casa do paciente, fazer todo o preparo e a aplicação com a infraestru­tura necessária, de forma con­veniente e segura, diminuindo o fluxo de pessoas nas unida­des de saúde, liberando espaço para quem mais precisa”, expli­ca Hyran Godinho. A Pronep Life Care tem como objetivo aumentar em cerca de 30% a capacidade de atendimento e expandiu o atendimento em um raio de até 200 km de Ri­beirão Preto.

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