Nesta semana, a CPFL Paulista, em parceria com equipes da Polícia Civil, Vigilância Sanitária, Sabesp e prefeitura de Guariba, realizou na cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto uma operação especial de combate à ação criminosa de furto em subestações, linhas de transmissão da companhia e redes e equipamentos de distribuição de energia.
A operação busca combater o crime, que pode causar sérios problemas de falta de energia em determinadas cidades da região. Durante a ação, as equipes encontraram e recuperaram aproximadamente uma tonelada de peças de torres (547 unidades) e 189 quilos de cabos para-raios. Uma pessoa foi levada à delegacia para averiguações e responderá processo por receptação de produtos furtados.
Apenas nos últimos dois meses, foram registrados mais de 50 furtos em linhas de transmissão da cidade, inclusive com queda de duas torres em 15 de fevereiro. A ação criminosa coloca em risco a segurança das pessoas bem como fragiliza o sistema de transmissão devido ao risco iminente de queda das torres. A CPFL Paulista não comercializa peças e equipamentos desse tipo.
Em outras cidades, como Jaboticabal, Monte Alto e Taquaritinga, no mesmo período, a companhia registra média de 25 torres furtadas. Além das peças furtadas das torres pelos bandidos, e que causam um alto risco de transtorno à população por falta de energia por longo período, estão também os furtos dos reguladores de tensão (nas redes de distribuição urbanas), e de alguns trechos de cabos de rede rurais, além de cabos de controle e cabos de aterramento de subestações.
Em abril do ano passado, ocorreram a queda de quatro torres da linha de transmissão que atende a Subestação Itápolis, causando a interrupção de energia para mais de 20 mil clientes por um período de 17 horas, que pese todo esforço da CPFL Paulista que recompôs em tempo recorde a energia para cidade.
Além de crime e os transtornos que a ação traz para a população, furtos em linhas, subestações e redes de distribuição de energia são perigosos para a vida de quem comete. Em maio de 2021, em Ribeirão Preto, uma pessoa faleceu ao tentar furtar peças de uma subestação.
Consumidores da CPFL podem contribuir, de forma absolutamente segura e sigilosa, para o combate aos furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br/fraude e pelo e-mail denunciafraude@ cpfl.com.br.