Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) ao lado do Instituto Adolfo Lutz descobriram que crianças e adolescentes com Covid-19 podem apresentar sintomas diferentes dos demais, ou seja, distintos dos normalmente causados pela doença, como: febre, tosse e desconforto respiratório.
De acordo com a pesquisa, crianças saudáveis que são infectadas pela covid, podem apresentar lesões inflamatórias extrapulmonares, como miocardite no coração e colite. Essa forma atípica é chamada Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).
Os resultados foram publicados em artigo na revista EClinicalMedicine, do grupo Lancet. Os pesquisadores realizaram a autópsia de cinco crianças que faleceram em decorrência do vírus em São Paulo, foram um menino e quatro meninas, com idade entre 7 meses e 15 anos.
“É importante que os pediatras atentem para essas possíveis manifestações clínicas diferentes de covid-19 em crianças e adolescentes para que a infecção seja diagnosticada e a SIM-P tratada mais rapidamente”, disse à Agência Fapesp, a pesquisadora Marisa Dolhnikoff, professora USP e coordenadora do projeto.
As descobertas do estudo evidenciam que as manifestações da SIM-P são desencadeada pela ação direta da covid nas células dos órgãos infectados. Além disso, a SIM-P nas crianças pode acontecer alguns dias ou semanas após a infecção.
“Não estamos dizendo que o que está descrito até agora sobre a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica está errado, mas acrescentamos a constatação de que a própria lesão causada nos tecidos pelo vírus está relacionada e, muito provavelmente, é um componente importante para a indução dessa resposta inflamatória exagerada em crianças”, disse Dolhnikoff.
Fonte: Agência Brasil