A Secretaria de Estado da Saúde manteve nesta segunda-feira, 9 de março, 16 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Destes, 15 residem na capital e um em Santana do Parnaíba. Os três casos registrados e divulgados domingo têm histórico de viagem à Itália, Japão e um se infectou a partir de contato com pessoa com o vírus. Estão estáveis e em isolamento domiciliar.
Entre o total de casos, um é assintomático, mas foi confirmado pelo Ministério da Saúde por apresentar elementos como resultado positivo do exame, infecção provável na Itália e possibilidade de estar em período de incubação do vírus, ainda sem manifestação de sintomas. O estado também registra 322 casos suspeitos e 271 descartados.
Locais em monitoramento
Conforme atualização do Ministério da Saúde, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, tosse, coriza ou falta de ar poderão ser considerados casos suspeitos.
A alteração substitui uma lista de países anteriormente atualizada pelo governo federal, considerando o cenário da doença pelo mundo e também as rotas de viagens internacionais, visto que as principais rotas com o país vêm da Europa e América do Norte. O país também continuará atento aos viajantes vindos da Austrália, América Central e do Sul, com transmissão local indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Instituto Adolfo Lutz já descartou três casos suspeitos da doença em Ribeirão Preto e a cidade aguarda o resultado de outros oito exames. No final de fevereiro, a diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde realizou um treinamento com os gerentes de todas as unidades de saúde, diretores, coordenadores e chefes que atuam no sistema municipal para atendimento a pacientes com sintomas ou suspeita de infecção pela doença.