O diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Ribeirão Preto, Rodrigo Stabeli, informou ao deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) que o município realizará 25 mil testes para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus, além da instalação e suprimento de um robô que fará 800 exames de pesquisa do material genético do vírus, por dia, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia.
A pesquisa do RNA do vírus com o inquérito de anticorpos é o procedimento semelhante ao que defende o Centro de Controle de Infecções (CDC) dos Estados Unidos para obter o controle da doença. Todos esses avanços se devem a um pedido dos dois deputados federais por Ribeirão Preto, Ricardo Silva e Baleia Rossi (MDB), tanto para os testes quanto para a instalação de um robô ultramoderno, que deve chegar nos próximos dias.
O ofício enviado pela Câmara dos Deputados, datado de 23 de maço de 2020, foi remetido à presidente da Fundação Fiocruz no Rio de Janeiro, Nísia Trindade Lima. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, são cerca de 3.900 exames que ainda aguardam resultados.
“Vamos colocar mais 25 mil testes de pesquisa de anticorpos para Ribeirão, além do PCR. Assim, os testes sairão mais rápido o que é essencial para controlar a epidemia na região. Ribeirão pode passar a ser a única cidade no Brasil com essa capacidade. A representatividade política foi decisiva para isso, com a participação, desde o início, dos deputados Ricardo Silva e Baleia”, afirma o diretor da Fiocruz.
Para Ricardo Silva, a rapidez nos resultados é fundamental. “Os testes tipo PCR são os mais importantes, para detectar a fase aguda, isolar e tratar do doente. Ribeirão terá informações rápidas, corretas, para que a cidade possa tomar a medidas necessárias no controle da doença, o que pode nos colocar em outras faixas de risco do plano SP, com flexibilização, e possibilitar o retorno das atividades o mais breve possível”, ressalta o deputado.