Em meio à crise do coronavírus, muitas pessoas se perguntam como evitar a doença e aumentar a imunidade do organismo. De acordo com a reumatologista e professora, Letícia Faleiros Tamashiro, quando o sistema imunológico está saudável, ele funciona melhor e consegue combater as infecções de forma mais efetiva.
Para isso, é preciso ter uma dieta balanceada, que inclua todos os grupos alimentares como as proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais.
Pessoas que não comem frutas ou que consomem fast food e alimentos industrializados podem ficar com a imunidade prejudicada, segundo Letícia. Quanto aos hábitos de fumar, de dormir pouco e de excesso de álcool também podem afetar a imunidade, deixando o organismo suscetível às infecções.
“Quando nosso sistema imunológico está enfraquecido, como nos pacientes que usam medicações imunossupressoras ou têm doenças crônicas, como diabetes e insuficiência renal, ele pode não funcionar perfeitamente, o que torna mais difícil o combate às infecções”, explica.
Segundo a médica, não existe uma fórmula mágica que fortaleça o sistema imunológico. De maneira geral, o organismo funciona bem quando está completo, com todas as vitaminas e nutrientes.
No entanto, apesar de não existir um único alimento que proteja o sistema imunológico, Letícia ressalta a importância da vitamina C no organismo, uma vez que, por ser um antioxidante poderoso, está associado à prevenção de infecções, como a gripe.
“A vitamina C tem papel no funcionamento de diversas enzimas em nosso corpo e é importante para o sistema imunológico. Há estudos que associam deficiência de vitamina C a infecções”, diz.
De acordo com Letícia, é recomendado o consumo de, aproximadamente, 100 miligramas de vitamina C por dia. Essa ingestão pode ser facilmente alcançada com frutas, como a laranja, limão e acerola.
“Quando ingerimos uma fruta, além da vitamina C, estamos ingerindo outras vitaminas e fibras. Por isso, acredito que é preferível consumi-las e não os remédios”, comenta.
Precauções
Para a médica, o primeiro passo para prevenir a covid-19 é seguir todas as orientações do Ministério da Saúde, que são:
– Lavar muito bem as mãos várias vezes ao dia.
– Usar álcool em gel.
– Não tocar nos olhos, boca e nariz.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies frequentemente.
– Evitar locais aglomerados, como shoppings, praças e festas.
– Manter pelo menos um metro de distância de outras pessoas.
– Ficar em casa.
– Aos pacientes que estão infectados pelo coronavírus, mas que estiverem bem clinicamente, a médica ressalta a importância de ficarem isolados em casa, não receber visitas, tomar cuidado para não contaminar os familiares e não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal.
– “A única forma de minimizarmos a gravidade da situação e quem sabe não ficarmos como a Itália é nos empenhando ao máximo em seguir as recomendações do ministério da saúde e não circular, não aglomerar e ficar em casa”, finaliza.