Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Corrupção: no topo das preocupações dos brasileiros

Pesquisa revelou que brasileiro tem a percepção que outros problemas do pais são reflexo direto da corrupção (Reprodução)

Pesquisa realizada em julho e agosto deste ano, pela consultoria Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado em 15 países, revelou que a corrupção é a principal preocupação dos brasileiros. O estudo ESG Global Market Research entrevistou 8.633 pessoas.

Quando questionados sobre os problemas que o país enfrenta, o brasileiro se mostrou mais preocupado com a corrupção, citada por 45% dos respondentes, do que com a inflação com 37% e o acesso à habitação que foi a resposta de apenas 5% da amostra.

A pesquisa também comparou o pensamento do brasileiro sobre o tema com países da América do Norte, da Europa e da Ásia. Nesse confronto dos dados, apenas Brasil e Romênia apontaram a corrupção como maior preocupação e, todos os demais países avaliados, manifestaram maior atenção a outras áreas, sendo o custo de vida e a inflação os temas que mais apareceram em primeiro lugar.

No que diz respeito apenas à corrupção, entre os 15 países do estudo, o Brasil, com 45%, ficou em terceiro lugar no ranking da preocupação com esse tema, ficando empatado com a Romênia dentro da margem de erro, com 46%, e a Croácia no topo com 58%.

“Pela história recente da economia e da política do país, o brasileiro tem a percepção que outros problemas são reflexo direto da corrupção e que, sem ela, teríamos uma solução em cascata resolvendo, por exemplo, a inflação”, explica Gabriela de Paula Prado, fundadora e presidente da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado.

Para a especialista é importante destacar que os resultados também refletem um sentimento de desconfiança e frustração com as instituições e com o uso dos recursos públicos, interpretando a corrupção no país como um problema estrutural.

A Polícia Federal (PF) brasileira considera a Operação Lava Jato a maior investigação de corrupção da história do país. Já o Departamento de Justiça dos Estados Unidos considera o esquema de corrupção do Grupo Odebrecht (atual Novonor), investigado pela Lava Jato, como o maior pagamento de propina da história mundial.

A Operação Lava Jato foi uma das maiores investigações de corrupção da história do Brasil. Ela revelou um vasto esquema de desvio de recursos na Petrobras, envolvendo políticos, empresários e grandes empreiteiras. Originada a partir do escândalo do Banestado e impulsionada por flagrantes de corrupção em 2014, a operação resultou em centenas de condenações e acordos de delação premiada, que permitiram a recuperação de bilhões de reais.”

Os seis principais órgãos de combate à corrupção no Brasil são o Ministério da Justiça e Segurança Pública; a Controladoria Geral da União (CGU); a Polícia Federal; o Ministério Público (MP); o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Segundo a instituição Transparência Internacional, a corrupção está diminuindo no Brasil. De 2014 a 2021, o Brasil ganhou 27 pontos no quesito combate à corrupção. É um dos melhores números alcançados pelo país, perdendo apenas para o ano de 2019. A Transparência Internacional é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Berlim. Suas análises se baseiam nos fatos comprovados e em possíveis informações omitidas pelos governos.

Inflação também causa preocupação

Quando o foco do levantamento é a inflação, apesar do histórico do cenário econômico do país, o Brasil fica em 13º lugar no ranking entre os 15 países que fazem parte da pesquisa. Nos países que não têm histórico recente com o problema existe um receio maior que o país seja impactado negativamente no custo de vida devido ao comportamento da economia mundial.

De qualquer forma, estes tópicos não ficaram entre as principais preocupações em todos os países. Por exemplo, na Alemanha e Croácia, após a inflação, o que mais aflige os respondentes são a imigração, seguida das mudanças climáticas. Sendo esta última é a principal insegurança na China e na França. O estudo tem margem de erro de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo, a captação dos dados foi feita entre os dias 10 de julho e 15 de agosto.

 

Postagens relacionadas

Vereadores reforçam fileiras de DEM e MDB

Redação 1

Ribeirão Preto está com 49 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18

William Teodoro

Insinuação de que Cunha teria ameaçado Joesley é ridícula, diz defesa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com