Devido ao fechamento das academias por conta da pandemia de coronavírus, o número de adeptos à corrida de rua aumentou significativamente em 2020. De acordo com pesquisa realizada em maio do ano passado, com 14 mil corredores de doze países que utilizam um aplicativo que monitora as atividades físicas, houve um aumento de 252% nos registros do app em todo o mundo, e de 44% a mais de usuários ativos mensais em comparação com o mesmo período de 2019.
Para 88% dos brasileiros, a corrida teve um papel fundamental na manutenção da saúde mental no período pandêmico, 67% afirmam que os benefícios mentais da corrida superam os de outras atividades físicas e 91% acredita que a modalidade irá ganhar mais destaque em suas vidas após a pandemia. Apesar de ser uma atividade que em primeiro momento parece não exigir muita experiência, a corrida de rua requer cuidados e também técnicas para não causar prejuízos futuros.
Consciente da importância da orientação das atividades físicas, o Sesc Ribeirão Preto lança em setembro a primeira edição da websérie “Corrida Inteligente”. Nesta edição, será composto por cinco vídeos apresentando explicações, propostas de atividades e desafios para corredores iniciantes ou não, feitas pelos educadores do Programa Sesc de Esportes Danilo Francellin, Lucilene Timóteo e Tatiana Vizu.
O objetivo é trazer ensinamentos teórico-práticos sobre a corrida de rua, para a melhora do condicionamento físico e autoconhecimento sobre essa prática. O primeiro vídeo da Websérie “Corrida Inteligente” será lançado na quinta-feira, 23 de setembro, e os outros quatro episódios serão apresentados nos dias 7 e 21 de outubro e 4 e 11 de novembro, das 17h30 às 18 horas, nas redes sociais do Sesc Ribeirão (Youtube, Facebook e Instagram).