Tribuna Ribeirão
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Correios têm dois mil documentos perdidos

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

Para ajudar o cidadão a recuperar seus documen­tos pessoais extraviados, os Correios oferecem o serviço achados e perdidos. Criada há mais de 30 anos, a solução tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos. So­mente em 2021, a Empresa Brasileira de Correios e Te­légrafos (ECT) recebeu, em suas agências, quase 90 mil documentos perdidos. Em 2020 foram 94 mil.

De acordo com dados enviados pelos Correios à imprensa, apenas 3% des­se montante voltam para as mãos dos verdadeiros donos. Antes da pandemia, quando não havia isolamento social, a média anual era bem maior, superior a 170 mil. Nos Cor­reios, a documentação perdi­da fica disponível por apenas 60 dias. A partir daí o mate­rial recolhido é enviado aos órgãos emissores.

Em anos anteriores, quan­do não havia isolamento so­cial, a média era superior a 170 mil. No interior do es­tado de São Paulo, ao lon­go do ano passado, mais de 8,6 mil documentos foram cadastrados e disponibili­zados nas agências dos Cor­reios. No momento, quase dois mil aguardam retirada. Os documentos não procu­rados são remetidos aos ór­gãos emissores.

Os documentos encontra­dos podem ser entregues em qualquer unidade dos Cor­reios ou em caixas de coleta de correspondências locali­zadas em todo o país. No site dos Correios, é possível veri­ficar se o documento foi en­contrado e em qual agência está disponível para retirada.

Passo a passo
Para saber se o seu docu­mento está na pilha recebida pelos Correios basta acessar o sistema Achados e Perdidos ou procurar a Agência Cen­tral dos Correios de sua cida­de e fazer uma consulta. Ou­tra opção é realizar a consulta pela Central de Atendimento dos Correios.

Os telefones são 3003 0100 (Capitais e Região Me­tropolitanas), 0800 725 7282 (Demais localidades) ou 0800 725 0898 (Para pessoas com deficiência auditiva). Caso seu documento tenha sido encontrado, na hora de resga­tá-lo tem de pagar uma taxa de R$ 5,95.

Além disso, o dono precisa ser identificado pela foto, for­necer o nome dos pais e apre­sentar boletim de ocorrência (original e cópia). O documen­to perdido também pode ser entregue ao representante legal ou outra pessoa que tenha au­torização por escrito do titu­lar do documento e apresente também o boletim de ocorrên­cia (original e cópia).

No caso de menores de 18 anos, têm autorização para o resgaste os pais ou responsá­veis munidos de carteira de identidade. Caso você encon­tre um documento na rua, a orientação é entregar em qualquer unidade dos Cor­reios ou em caixas de coleta de correspondências locali­zadas em todo o país.

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