Para ajudar o cidadão a recuperar seus documentos pessoais extraviados, os Correios oferecem o serviço achados e perdidos. Criada há mais de 30 anos, a solução tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos. Somente em 2021, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) recebeu, em suas agências, quase 90 mil documentos perdidos. Em 2020 foram 94 mil.
De acordo com dados enviados pelos Correios à imprensa, apenas 3% desse montante voltam para as mãos dos verdadeiros donos. Antes da pandemia, quando não havia isolamento social, a média anual era bem maior, superior a 170 mil. Nos Correios, a documentação perdida fica disponível por apenas 60 dias. A partir daí o material recolhido é enviado aos órgãos emissores.
Em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil. No interior do estado de São Paulo, ao longo do ano passado, mais de 8,6 mil documentos foram cadastrados e disponibilizados nas agências dos Correios. No momento, quase dois mil aguardam retirada. Os documentos não procurados são remetidos aos órgãos emissores.
Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada.
Passo a passo
Para saber se o seu documento está na pilha recebida pelos Correios basta acessar o sistema Achados e Perdidos ou procurar a Agência Central dos Correios de sua cidade e fazer uma consulta. Outra opção é realizar a consulta pela Central de Atendimento dos Correios.
Os telefones são 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas), 0800 725 7282 (Demais localidades) ou 0800 725 0898 (Para pessoas com deficiência auditiva). Caso seu documento tenha sido encontrado, na hora de resgatá-lo tem de pagar uma taxa de R$ 5,95.
Além disso, o dono precisa ser identificado pela foto, fornecer o nome dos pais e apresentar boletim de ocorrência (original e cópia). O documento perdido também pode ser entregue ao representante legal ou outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular do documento e apresente também o boletim de ocorrência (original e cópia).
No caso de menores de 18 anos, têm autorização para o resgaste os pais ou responsáveis munidos de carteira de identidade. Caso você encontre um documento na rua, a orientação é entregar em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país.