Tribuna Ribeirão
Geral

Corredor Norte-Sul – Trecho 4 começa a receber asfalto

A última camada de as­falto do Trecho 4 do corredor Norte-Sul começou a ser ins­talada nesta terça-feira, 18 de julho. O serviço foi iniciado no recém-construído prolon­gamento da avenida Indepen­dência, de cerca de 600 metros, que começa na ponte sobre o córrego Nova Aliança, em construção em frente ao Jar­dim João Rossi, e segue até a avenida Braz Olaia Acosta.

O asfaltamento definitivo é sempre uma das últimas eta­pas de uma obra de mobilida­de, geralmente seguida das si­nalizações de trânsito e alguns outros acabamentos. O trecho 4 tem entrega prevista para dezembro deste ano. O pre­feito Duarte Nogueira (PSDB) acompanhou o início dos tra­balhos, nesta terça-feira.

“O trecho 4 é uma peça im­portante para o programa de mobilidade, pois ele é o últi­mo que falta ser entregue para completar o eixo Norte-Sul”, explica o prefeito. “Juntos, os quatro trechos vão receber cer­ca de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico, e mais de 98.000 passageiros de ônibus por dia, com muito mais segu­rança e agilidade”, completa.

Enquanto outros detalhes estavam sendo finalizados no trecho 4 – pontos de ônibus, instalação de calçadas, galerias etc. –, o pavimento recebeu um Binder, camada de asfalto instalada logo abaixo da capa final, ligando as camadas de base ao último pavimento.

Agora, com o asfaltamen­to final, a pista no sentindo centro-bairro, no entorno do João Rossi, poderá ser liberada para circulação dos veículos nos próximos dias, incluindo um dos lados da ponte, que também faz parte da obra do corredor Norte-Sul. Já o lado esquerdo da ponte para quem vem no sentido bairro-centro, ainda deve seguir interditado até o mês que vem.

Os quatro trechos do eixo Norte-Sul somados vão receber de 98.279 passageiros por dia e uma média de 1.800 veículos por hora, nos horários de pico. O trecho 4 é o último em obras do eixo Norte-Sul, que terá 21 quilômetros de extensão de uma ponta a outra, passando por onze avenidas e 20 bair­ros. A construtora responsável e a Autem Engenharia Ltda.

Começando no terminal de ônibus do RibeirãoSho­pping, no Jardim Califórnia, na Zona Sul, seguirá até o ex­tremo norte da cidade, no final da avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ri­beirão Verde, na região Leste, e totalmente construída pelo Programa Ribeirão Mobilidade para permitir a conexão entre os onze corredores de ônibus do sistema.

Todo o corredor Norte-Sul vai custar R$ 84.360.738,10 – são R$ 23.997.875,14 do tre­cho 1, mais R$ 40.500.141,80 dos trechos 2 e 3 e, por fim, R$ 19.862.721,16 do trecho 4. É o maior em extensão dentre os onze do Programa Ribeirão Mobilidade. A conclusão com­pleta está prevista para dezem­bro deste ano.

Com 15 quilômetros de extensão, começa na avenida Antônia Mugnatto Marincek, no Complexo Ribeirão Verde. Depois segue pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Wha­tely, Brasil, Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Júnior e Inde­pendência, chegando até o Ri­beirãoShopping. A obra inclui também a duplicação da Inde­pendência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Novo Mercadão.

Desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coro­nel Fernando Ferreira Leite até entrar no terminal de ônibus do Ribeirão Shopping. Proje­tado para aguentar o impacto de veículos pesados, como as demais pistas exclusivas para ônibus do Ribeirão Mobili­dade, o quarto trecho inclui pavimentação com reforço na capacidade de suporte.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Claro

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com