Tribuna Ribeirão
Geral

Corredor da avenida Saudade chega a 76%

O corredor de ônibus da avenida Saudade/rua São Paulo, nos Campos Elíseos, na Zona Norte de Ribeirão Preto, re­cebe, nesta semana, serviços de infraestrutura de semafo­rização, drenagem e execu­ção de passeios, bem como rampas de acessibilidade e pisos podotáteis.

Nos últimos dias foram executados os passeios estam­pados nas esquinas da aveni­da Brasil com as ruas Guiana Francesa e México, dentre ou­tras esquinas ao longo da ave­nida Saudade e rua São Paulo. Com isso, a obra atingiu 76% de execução, trazendo à região uma nova identidade.

Porém, atrasou de novo. A última previsão era para o final do ano passado, junto com a faixa esclusiva da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, também na região Norte. Os corredores de ônibus das avenidas Dom Pedro I e Saudade começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.

No total, o investimen­to da prefeitura de Ribei­rão Preto nas obras será de R$ 49.804.623,71. A Co­esa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o con­trato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%. A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64.

O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I terá 5,53 quilômetros de extensão, con­templando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no bairro Planalto Verde.

O corredor da Saudade terá 5,28 quilômetros de ex­tensão, com início na Mo­giana – praça Antônio Lopes Balau – até a avenida Doutor Francisco Junqueira, e tam­bém em um trecho da rua Fernão Sales entre a avenida Saudade e a rua São Paulo.

As esquinas da aveni­da contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de es­pera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Quando o corredor da aveni­da Saudade estiver pronto, o motorista que desrespeitar a faixa exclusiva receberá mul­ta de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Ha­bilitação (CNH).

Porém, existe a possibili­dade de a prefeitura ceder à pressão dos comerciantes e flexibilizar o período de au­tuação, como ocorre na Dom Pedro I. A prefeitura de Ribei­rão Preto decidiu atender aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e industriais com estabelecimentos na avenida do Ipiranga.

O horário de funcionamen­to da faixa exclusiva de ônibus foi alterado. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sexta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. No restante do dia o motorista pode trafegar, parar para embarque e desembarque de pessoas e de carga e tam­bém estacionar. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.

O Programa Ribeirão Mo­bilidade – a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mo­bilidade), com investimento superior a R$ 500 milhões – conta com mais de 30 pro­jetos inovadores de interven­ção viária na cidade.

São R$ 310 milhões em re­cursos financiados pelo gover­no federal e R$ 190 milhões do Financiamento à Infraestrutu­ra e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ri­beirão Preto.

Serão 56 quilômetros no total, percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias que irão proporcionar maior con­forto a 4.154.118 usuários do transporte público. As mais de 30 intervenções viárias são planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população.

Deste total, 17 obras já fo­ram entregues. No ano pas­sado, foram inaugurados os trechos 1, 2 e 3 do corredor Norte-Sul, o corredor de ôni­bus da avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e o da avenida Pre­sidente Vargas. O corredor de ônibus da avenida Nove de Ju­lho está em licitação.

Além disso, há outras obras em andamento, como o trecho 4 do corredor Norte-Sul, o cor­redor de ônibus da avenida Sau­dade/rua São Paulo, o túnel sob a praça Salvador Spadoni que vai interligar as avenidas Inde­pendência e Presidente Vargas e o viaduto na avenida Brasil, sobre a avenida Mogiana.

Corredor
Em 27 de outubro, a pre­feitura de Ribeirão Preto inau­gurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I, uma das obras do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade). Mais de 19 mil usuários de 13 linhas do transporte público estão sendo impactados.

Postagens relacionadas

População protesta conta usina na Cachoeira de Emas

Redação 1

Prefeito de Cravinhos vai presidir a ‘RMRP’

Redação 1

Semiaberto vai custar R$ 4,9 milhões a Lula

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com