O corredor de ônibus da avenida Saudade/rua São Paulo, nos Campos Elíseos, na Zona Norte de Ribeirão Preto, recebe, nesta semana, serviços de infraestrutura de semaforização, drenagem e execução de passeios, bem como rampas de acessibilidade e pisos podotáteis.
Nos últimos dias foram executados os passeios estampados nas esquinas da avenida Brasil com as ruas Guiana Francesa e México, dentre outras esquinas ao longo da avenida Saudade e rua São Paulo. Com isso, a obra atingiu 76% de execução, trazendo à região uma nova identidade.
Porém, atrasou de novo. A última previsão era para o final do ano passado, junto com a faixa esclusiva da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, também na região Norte. Os corredores de ônibus das avenidas Dom Pedro I e Saudade começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras será de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%. A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64.
O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I terá 5,53 quilômetros de extensão, contemplando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no bairro Planalto Verde.
O corredor da Saudade terá 5,28 quilômetros de extensão, com início na Mogiana – praça Antônio Lopes Balau – até a avenida Doutor Francisco Junqueira, e também em um trecho da rua Fernão Sales entre a avenida Saudade e a rua São Paulo.
As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Quando o corredor da avenida Saudade estiver pronto, o motorista que desrespeitar a faixa exclusiva receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Porém, existe a possibilidade de a prefeitura ceder à pressão dos comerciantes e flexibilizar o período de autuação, como ocorre na Dom Pedro I. A prefeitura de Ribeirão Preto decidiu atender aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e industriais com estabelecimentos na avenida do Ipiranga.
O horário de funcionamento da faixa exclusiva de ônibus foi alterado. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sexta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. No restante do dia o motorista pode trafegar, parar para embarque e desembarque de pessoas e de carga e também estacionar. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.
O Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade), com investimento superior a R$ 500 milhões – conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária na cidade.
São R$ 310 milhões em recursos financiados pelo governo federal e R$ 190 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto.
Serão 56 quilômetros no total, percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. As mais de 30 intervenções viárias são planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população.
Deste total, 17 obras já foram entregues. No ano passado, foram inaugurados os trechos 1, 2 e 3 do corredor Norte-Sul, o corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e o da avenida Presidente Vargas. O corredor de ônibus da avenida Nove de Julho está em licitação.
Além disso, há outras obras em andamento, como o trecho 4 do corredor Norte-Sul, o corredor de ônibus da avenida Saudade/rua São Paulo, o túnel sob a praça Salvador Spadoni que vai interligar as avenidas Independência e Presidente Vargas e o viaduto na avenida Brasil, sobre a avenida Mogiana.
Corredor
Em 27 de outubro, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I, uma das obras do Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade). Mais de 19 mil usuários de 13 linhas do transporte público estão sendo impactados.