Na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, durante a inauguração do corredor de ônibus das avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio, na Zona Leste, o décimo da cidade, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que o do quadrilátero central será liberado para os ônibus do transporte coletivo urbano daqui a uma semana, no dia 17.
Segundo o tucano, neste intervalo serão concluídas as obras nas avenidas Jerônimo Gonçalves e Doutor Francisco Junqueira e nas ruas Visconde de Inhaúma, Florêncio de Abreu, Barão do Amazonas e Lafaeite. A empresa responsável pela execução é a DGB Engenharia e Construções. A construtora apresentou receberá R$ 20.774.887,51.
Em 12 de abril de 2024 foi anunciado pela prefeitura que o cronograma seria prorrogado por mais 120 dias. O valor não foi alterado. O prazo para conclusão era de 15 meses a partir do início das obras, que começou em maio do ano passado.
Duarte Nogueira disse que, partir do dia 17, as únicas obras na região Central serão para troca e instalação de novas galerias de água pluvial, parte do projeto de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, pelo Programa Ribeirão Mobilidade.
“Essas obras devem terminar em abril do ano que vem e vão acabar com as enchentes e alagamentos na região Central, principalmente no entorno do Shopping Santa Úrsula”, disse o prefeito. Segundo ele, em dezembro, a Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. deverá entregar o pavimento de paralelepípedos da avenida, entre a rua Tibiriçá e a avenida Independência.
“Ficarão faltando os canteiros centrais e os mosaicos portugueses”, disse Duarte Nogueira. A Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços venceu a licitação da Nove de Julho ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19, após rescisão contratual com a Construtora Metropolitana. A previsão é que toda a intervenção na avenida termine em maio de 2025.
Centro – O corredor de ônibus do quadrilátero central terá quatro quilômetros.
Na Jerônimo Gonçalves, o corredor começará na Francisco Junqueira e seguirá até o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara.
Na avenida Francisco Junqueira, o corredor terá início na altura da rua Barão do Amazonas e seguirá até a Jerônimo Gonçalves. Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a avenida Independência.
Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si, terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a avenida Nove de Julho, que também ganhará corredores de ônibus, mas como será totalmente restaurada, a licitação para as obras na histórica avenida foi lançada separadamente.