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Corredor central de ônibus será inaugurado hoje 

Corredor de ônibus do quadrilátero central será o 11º de uma rede que terá 56 quilômetros dedicados ao transporte coletivo urbano   

Corredor de ônibus do quadrilátero central terá 7.350 metros de extensão (Alfredo Risk)

A prefeitura de Ribeirão Preto inaugura nesta quinta-feira, 17 de outubro, o corredor de ônibus do quadrilátero central, o 11º de uma rede que terá 56 quilômetros dedicados ao transporte coletivo urbano. A solenidade será às dez horas, na Praça das Bandeiras, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião.  
 Além do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, e do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, outros secretários, vereadores e autoridades devem participar do evento, além de representantes da DGB Engenharia e Construções, responsável pela obra. 
 
A construtora foi contratada por licitação e receberá R$ 20.774.887,51 pela obra do corredor de ônibus do quadrilátero central, uma das mais polêmicas do Ribeirão Mobilidade porque, além de moradores, também afetou o dia a dia do comércio tradicional devido às várias interdições.  
 
Em 12 de abril de 2024 foi anunciado pela prefeitura que o cronograma seria prorrogado por mais 120 dias. O valor não foi alterado. O prazo para conclusão era de 15 meses a partir do início das obras, que começou em maio do ano passado. 
 
Duarte Nogueira disse que, partir desta quinta-feira, as únicas obras na região Central serão para troca e instalação de novas galerias de água pluvial, parte do projeto de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, pelo Programa Ribeirão Mobilidade. 
 
“Essas obras devem terminar em abril do ano que vem e vão acabar com as enchentes e alagamentos na região Central, principalmente no entorno do Shopping Santa Úrsula”, disse o prefeito. Segundo ele, em dezembro, a Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. deverá entregar o pavimento de paralelepípedos da avenida, entre a rua Tibiriçá e a avenida Independência.  
 
“Ficarão faltando os canteiros centrais e os mosaicos portugueses”, disse Duarte Nogueira. A Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços venceu a licitação da Nove de Julho ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19, após rescisão contratual com a Construtora Metropolitana. A previsão é que toda a intervenção na avenida termine em maio de 2025. 
 
Centro – O corredor de ônibus Central começou a ser implantado em maio de 2023. Com extensão de 7.350 metros, percorre a extensão das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, entre as avenidas Doutor Francisco Junqueira e Nove de Julho, e passa pela Lafaiete, entre a José Bonifácio e a Independência.  
 
Envolve a rua Florêncio de Abreu, entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência. Na Jerônimo Gonçalves, terá faixa para ônibus entre a Lafaiete e a avenida Francisco Junqueira. Já na Francisco Junqueira, será entre a Jerônimo Gonçalves e a Barão do Amazonas. Na José Bonifácio abrange o trecho entre Lafaiete e Florêncio de Abreu. 
 
São 4.868,40 metros de pisos táteis para portadores de deficiência visual; 3.253,27 metros quadrados de rampas de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; 12.048,14 de passeios públicos; 29 abrigos de ônibus; e 69.260,35 de serviços de pavimento, entre estruturas de corredor, pavimento novo e recapeamento. 
 
Castelo Branco – O corredor do quadrilátero central irá se conectar com o das avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio (eixo Leste-Oeste), inaugurado na semana passada, pelas ruas João Ramalho e Tamandaré, nos Campos Elíseos, Zona Norte. 
 
A construtora Autem Engenharia recebeu R$ 26.123.173,77 pela execução da obra nas avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio. As intervenções começaram em maio do ano passado com previsão de entrega de 15 meses. Todo o eixo Leste-Oeste custou R$ 105.858.267,98.  
 
Esse valor considera os R$ 29.930.470,50 que a DGB Engenharia e Construções Ltda. receberá pela construção do corredor de ônibus das avenidas Costábile Romano/Presidente Kennedy, cujas obras começaram em junho do ano passado com previsão de inauguração em 15 meses, e os R$ 49.804.623,71 investidos nas avenidas Dom Pedro I e Saudade. 
 
A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelos trechos concluídos na Doim Pedro I e na Saudade, cerca de 50%.  A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e recebeu R$ 30.057.360,64. 
 
Fiscalização nos novos corredores começa dia 1º 
Por meio de nota enviada ao Tribuna, a RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade –  informa que fiscalização nos corredores de ônibus do quadrilátero central e da Presidente Castelo Branco/Treze de Maio terá início em 1º de novembro, após período de orientação e conscientização.  
 
A partir desta data, desrespeitar a faixa exclusiva ou preferencial será autuado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa exclusiva ou corredor de ônibus é considerada uma infração gravíssima. Rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator e multa de R$ 293,47.  
 
Na região Central, a RP Mobi informa que as faixas serão exclusivas no Centro Histórico de Ribeirão Preto, definido pelo quadrilátero formado pelas ruas Lafaiete, Barão do Amazonas, avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves. Nos demais trechos, as faixas serão preferenciais. 
 
Sobre o início da fiscalização no novo corredor, a RP Mobi informa que durante o mês de outubro será realizado um trabalho de orientação e conscientização junto aos motoristas e pedestres. Esse período tem como objetivo garantir que todos estejam cientes das novas regras de circulação e das sinalizações instaladas no corredor”, diz. 
 
No corredor das avenidas Presidente Castelo Branco e Treze de Maio as faixas serão preferenciais e a autuação também começará em novembro. Segundo a RP Mobi, condutores de veículos convencionais, como carros, motocicletas , entre outros, podem circular livremente, mas devem dar a preferência para a circulação dos ônibus urbanos. 
 
Por fim, a RP Mobi, que agora conta com um recém inaugurado Centro de Controle Operacional em sua base, no Jardim Presidente Dutra, destaca que os munícipes podem solicitar serviços e tirar dúvidas a respeito do trânsito ou dos corredores de ônibus por meio do telefone 118. 
 
Flexibilização Desde 1º de agosto, as faixas exclusivas de onze corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade sofreram alterações e passaram a ser preferenciais. A decisão foi tomada após avaliações técnicas e adequação da nova rede do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. Agora são 13, contando com o da Castelo Branco/Treze de Maio e trechos no Centro 
 
Os motoristas já podem circular pela faixa livremente, mas dando prioridade aos coletivos quando houver algum na via.  Entre os corredores de ônibus que passaram a ter faixas preferenciais e não mais exclusivas estão os das avenidas Brasil, Saudade e Presidente Vargas.  
 
Os demais ficam nas avenidas e ruas José Cesário Monteiro da Silva, Braz Olaia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I, Luiz Galvão César e rua Silveira Martins.  
 
Não foram flexibilizados os das avenidas Meira júnior, Independência (fica na pista da esquerda) e Paschoal Innecchi/ Mogiana. Também não estão na lista as faixas exclusivas das avenidas Nove de Julho, Costábile Romano/Leão XIII e quadrilátero central, que ainda estão em construção.  
 

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