A prefeitura de Ribeirão Preto inaugura nesta quinta-feira, 17 de outubro, o corredor de ônibus do quadrilátero central, o 11º de uma rede que terá 56 quilômetros dedicados ao transporte coletivo urbano. A solenidade será às dez horas, na Praça das Bandeiras, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião.
Além do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), do secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, e do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, outros secretários, vereadores e autoridades devem participar do evento, além de representantes da DGB Engenharia e Construções, responsável pela obra.
A construtora foi contratada por licitação e receberá R$ 20.774.887,51 pela obra do corredor de ônibus do quadrilátero central, uma das mais polêmicas do Ribeirão Mobilidade porque, além de moradores, também afetou o dia a dia do comércio tradicional devido às várias interdições.
Em 12 de abril de 2024 foi anunciado pela prefeitura que o cronograma seria prorrogado por mais 120 dias. O valor não foi alterado. O prazo para conclusão era de 15 meses a partir do início das obras, que começou em maio do ano passado.
Duarte Nogueira disse que, partir desta quinta-feira, as únicas obras na região Central serão para troca e instalação de novas galerias de água pluvial, parte do projeto de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, pelo Programa Ribeirão Mobilidade.
“Essas obras devem terminar em abril do ano que vem e vão acabar com as enchentes e alagamentos na região Central, principalmente no entorno do Shopping Santa Úrsula”, disse o prefeito. Segundo ele, em dezembro, a Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. deverá entregar o pavimento de paralelepípedos da avenida, entre a rua Tibiriçá e a avenida Independência.
“Ficarão faltando os canteiros centrais e os mosaicos portugueses”, disse Duarte Nogueira. A Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços venceu a licitação da Nove de Julho ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19, após rescisão contratual com a Construtora Metropolitana. A previsão é que toda a intervenção na avenida termine em maio de 2025.
Centro – O corredor de ônibus Central começou a ser implantado em maio de 2023. Com extensão de 7.350 metros, percorre a extensão das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, entre as avenidas Doutor Francisco Junqueira e Nove de Julho, e passa pela Lafaiete, entre a José Bonifácio e a Independência.
Envolve a rua Florêncio de Abreu, entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência. Na Jerônimo Gonçalves, terá faixa para ônibus entre a Lafaiete e a avenida Francisco Junqueira. Já na Francisco Junqueira, será entre a Jerônimo Gonçalves e a Barão do Amazonas. Na José Bonifácio abrange o trecho entre Lafaiete e Florêncio de Abreu.
São 4.868,40 metros de pisos táteis para portadores de deficiência visual; 3.253,27 metros quadrados de rampas de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; 12.048,14 m² de passeios públicos; 29 abrigos de ônibus; e 69.260,35 m² de serviços de pavimento, entre estruturas de corredor, pavimento novo e recapeamento.
Castelo Branco – O corredor do quadrilátero central irá se conectar com o das avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio (eixo Leste-Oeste), inaugurado na semana passada, pelas ruas João Ramalho e Tamandaré, nos Campos Elíseos, Zona Norte.
A construtora Autem Engenharia recebeu R$ 26.123.173,77 pela execução da obra nas avenidas Presidente Castelo Branco/Treze de Maio. As intervenções começaram em maio do ano passado com previsão de entrega de 15 meses. Todo o eixo Leste-Oeste custou R$ 105.858.267,98.
Esse valor considera os R$ 29.930.470,50 que a DGB Engenharia e Construções Ltda. receberá pela construção do corredor de ônibus das avenidas Costábile Romano/Presidente Kennedy, cujas obras começaram em junho do ano passado com previsão de inauguração em 15 meses, e os R$ 49.804.623,71 investidos nas avenidas Dom Pedro I e Saudade.
A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelos trechos concluídos na Doim Pedro I e na Saudade, cerca de 50%. A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e recebeu R$ 30.057.360,64.
Fiscalização nos novos corredores começa dia 1º
Por meio de nota enviada ao Tribuna, a RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade – informa que fiscalização nos corredores de ônibus do quadrilátero central e da Presidente Castelo Branco/Treze de Maio terá início em 1º de novembro, após período de orientação e conscientização.
A partir desta data, desrespeitar a faixa exclusiva ou preferencial será autuado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa exclusiva ou corredor de ônibus é considerada uma infração gravíssima. Rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator e multa de R$ 293,47.
Na região Central, a RP Mobi informa que as faixas serão exclusivas no Centro Histórico de Ribeirão Preto, definido pelo quadrilátero formado pelas ruas Lafaiete, Barão do Amazonas, avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves. Nos demais trechos, as faixas serão preferenciais.
“Sobre o início da fiscalização no novo corredor, a RP Mobi informa que durante o mês de outubro será realizado um trabalho de orientação e conscientização junto aos motoristas e pedestres. Esse período tem como objetivo garantir que todos estejam cientes das novas regras de circulação e das sinalizações instaladas no corredor”, diz.
No corredor das avenidas Presidente Castelo Branco e Treze de Maio as faixas serão preferenciais e a autuação também começará em novembro. Segundo a RP Mobi, condutores de veículos convencionais, como carros, motocicletas , entre outros, podem circular livremente, mas devem dar a preferência para a circulação dos ônibus urbanos.
Por fim, a RP Mobi, que agora conta com um recém inaugurado Centro de Controle Operacional em sua base, no Jardim Presidente Dutra, destaca que os munícipes podem solicitar serviços e tirar dúvidas a respeito do trânsito ou dos corredores de ônibus por meio do telefone 118.
Flexibilização – Desde 1º de agosto, as faixas exclusivas de onze corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade sofreram alterações e passaram a ser preferenciais. A decisão foi tomada após avaliações técnicas e adequação da nova rede do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. Agora são 13, contando com o da Castelo Branco/Treze de Maio e trechos no Centro
Os motoristas já podem circular pela faixa livremente, mas dando prioridade aos coletivos quando houver algum na via. Entre os corredores de ônibus que passaram a ter faixas preferenciais e não mais exclusivas estão os das avenidas Brasil, Saudade e Presidente Vargas.
Os demais ficam nas avenidas e ruas José Cesário Monteiro da Silva, Braz Olaia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I, Luiz Galvão César e rua Silveira Martins.
Não foram flexibilizados os das avenidas Meira júnior, Independência (fica na pista da esquerda) e Paschoal Innecchi/ Mogiana. Também não estão na lista as faixas exclusivas das avenidas Nove de Julho, Costábile Romano/Leão XIII e quadrilátero central, que ainda estão em construção.