Tribuna Ribeirão
Artigos

Coronavírus – Parte XI: como reforçar as defesas do corpo (7)

Após tecermos considerações a respeito de como é possível através de medidas simples, porém de eficácias comprovadas no sentido de fortalecer o nosso sistema de defesa do corpo para fazer gente ao aparecimento de qualquer doença bem como de sua evolução, notadamente as infecciosas em geral e as viroses principalmente a do novo coronavírus em particular.

Assim, em resumo vamos listar essas medidas de caráter preventi­vo a título de revisão e fixação de aprendizado como sou acostumado a fazer em minhas atividades docentes através dos anos. Então, aqui estão os diversos tópicos preventivos, mas apresento ainda aos nossos leitores uma visão panorâmica do mundo, do Brasil e de nosso estado em relação ao novo coronavírus e a doença causada por ele, a covid-19. O modelo escolhido é a formato perguntas e respostas.

1) Nos últimos oito dias qual é a situação do mundo em relação ao novo coronavírus?
Nos últimos oito dias houve uma melhora pontual em alguns países e regiões e até certo ponto também uma piora em outras partes do planeta. Na China, onde tudo começou, havia praticamente sido extinta a doença, mas houve o aparecimento de novos casos, uma nova onda pa­rece estar se iniciando. Países vizinhos como Coreia e Japão ainda estão tendo aumento de casos apesar de poucos.
Por outro lado, no Reino Unido e França está ocorrendo um grande aumento do número de infectados e de óbitos e um fato novo é o aumento súbito também na Rússia. Já na Espanha e na Itália parece que o número de casos está em aumento muito pequeno. Já nos Estados Uni­dos é que o problema está assustador. O número de infectados já supera a casa de um milhão e o número de óbitos está próximo dos cem mil, o que é uma situação alarmante.

2) E no Brasil?
Infelizmente, a situação do nosso país é desastrosa. Nos últimos oito dias houve uma piora em todos os aspectos e isto se deve ao uso político da situação que o país está atravessando o que tem causado graves reper­cussões na condução da luta contra essa pandemia. Numa visão geral, o Brasil é o único país do mundo onde se misturam discussões políticas com ciência e medicina e o corolário dessa atitude é o prejuízo causado às pes­soas. Em nosso país já existem mais de mil cidades com óbitos registrados e o número cresce assustadoramente. Neste 14 de maio já temos 188.974 casos de pessoas contaminadas e 13.149 brasileiros morreram devido a essa doença com 749 óbitos nas últimas 24 horas, o que é alarmante.

3) E nesse contexto do novo coronavírus, qual é a situação do estado de São Paulo e de nossa cidade de Ribeirão Preto?
Em nosso estado a situação também é muito grave. Está ocorrendo um assustador aumento de casos notadamente na capital e região metropolita­na atingindo agora também a baixada santista. Mais de quatro mil mortes já ocorreram e o número de infectados só aumenta. E o pior desse cenário é que o vírus está se disseminando para o interior do estado atingindo pe­quenas cidades que não dispõe de nenhuma infraestrutura hospitalar para atender casos graves. Felizmente na região de Ribeirão Preto ainda temos relativamente poucos casos tanto de infectados como de óbitos.

4) Em resumo: quais são as atitudes fundamentais que reforçam o corpo humano do ponto de vista da defesa contra as doenças em geral e das infecções em particular, notadamente do novo coronavírus?
a) A alimentação é fundamental e ela se constitui na força eletromotriz para o bom funcionamento do corpo humano. Ela tem que ser balancea­da o que significa que todos os componentes devem entrar na proporção certa. Uma hidratação abundante o que significa consumir de dois a três litros de líquidos por dia;
b) praticar qualquer atividade física de meia a uma hora diária;
c) dormir de sete a oito horas por noite;
d) evitar ou administrar o estresse diário;
e) ter um hobby, isto é, sempre procurar uma diversão, e finalmente
f) procurar assistência médica sempre que necessário. (Continua na próxima semana)

Postagens relacionadas

A covid-19 no Brasil e no mundo – parte IV

William Teodoro

A tecnologia que monitora a produção do campo à mesa

Redação 1

Saber Ouvir

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com