O vereador Jean Corauci (PSB) é o novo integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Ribeirão Preto. Ele substitui Sérgio Zerbinato (PSB), que renunciou ao cargo na semana passada. O parlamentar é investigado pelo colegiado do Legislativo pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).
É acusado pela ex-assessora parlamentar Ivanilde Ribeiro Rodrigues de comandar, entre janeiro e agosto de 2021, o esquema de “rachadinha” dentro de seu gabinete. A beneficiária seria a irmã do parlamentar, Dalila Zerbinato. Ivanilde Ribeiro foi assessora parlamentar direta do vereador.
O cargo comissionado oferece salário de R$ 7.973,42. Deste total, segundo a denunciante, R$ 2 mil eram repassados ao gabinete. O acordo teria começado quando a mulher foi nomeada, em 4 de janeiro, e durou até o início de agosto, quando foi exonerada.
A nomeação de Jean Corauci foi publicada pela presidência da Câmara de Vereadores no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 7 de dezembro. O Conselho de Ética é presidido por Maurício Vila Abranches (PSDB). O vice é Brando Veiga (Republicanos) e conta ainda com os vereadores Renato Zucoloto (PP) e Judeti Zilli (PT, Coletivo Popular).
Pelo Regimento Interno da Câmara, quando um parlamentar deixa uma comissão permanente ou o Conselho de Ética e Decoro, seu lugar deve, preferencialmente, ser ocupado por um vereador do mesmo partido, e este é o caso de Sérgio Zerbinato e Jean Corauci.