Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Coral da USP celebra 40 anos 

Concerto terá mais de 200 cantores no palco (Divulgação)

O Coral da USP Ribeirão Preto comemora 40 anos com apresentação nesta terça-feira, 12 de setembro, às 20 horas, no Theatro Pedro II. A apresentação conta com a presença de todos os grupos e projetos e tem a regência e direção geral do maestro Sergio Alberto de Oliveira e roteiro e apresentação do pianista, cantor e regente Isaque Martins. Os ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente na plataforma Sympla (www.sympla.com.br).

A história do Coral da USP Ribeirão Preto começou a partir do encontro de Sergio Alberto de Oliveira com o maestro Benito Juarez, um dos fundadores do Coral Universidade de São Paulo, o Coralusp, e diretor artístico na ocasião. Em 1983, Oliveira era cantor, pianista e ensaiador no grupo Madrigal do Coralusp e aluno no curso de regência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do qual Juarez também era professor.

A convite do maestro, Oliveira iniciou o primeiro grupo do Coralusp no interior paulista. “Nós fomos o primeiro grupo do interior do Coralusp e o repertório foi sendo montado na linha da música popular e da música erudita contemporânea”, revela o maestro Sérgio Alberto de Oliveira.

Por dois anos o grupo esteve ligado ao Coralusp e em função de sua ligação com a Coordenadoria do Campus da USP na cidade, passou a ser independente e a se chamar Coral da USP  –  Ribeirão, Grupo Via Oral. Já o grupo Madrigal Revivis, fundado na década de 1970 com o Movimento Coral do estado de São Paulo, foi incorporado em 1989, ao coro ribeirão-pretano.

Oliveira destaca que a inserção de seu trabalho na cidade angariou muitos cantores. “A tônica do meu trabalho de pesquisa sempre foi o coro cênico, houve uma inserção muito grande na cidade da música popular cantada em coral, da música encenada e apresentada em espaços não tradicionais e isso angariou uma quantidade muito grande de pessoas que cantou no coral e por conta disso quis realizar um concerto de quarenta anos no mais importante teatro de Ribeirão Preto, no nosso querido Pedro II”.

Com mais de 200 cantores no palco, o concerto trará um repertório com músicas de Lenini, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), música negra tradicional em uma grande mostra coral. Atualmente o Coral da USP Ribeirão Preto possui três grupos na cidade, o Madrigal Revivis, o Feminino Zênite e o Coro Universitário, voltado exclusivamente a estudantes da USP.

Possui ainda três projetos externos, o Ribeirão Verde realizado em um bairro da periferia da cidade em parceria com a escola Sathya Sai com coros infantis; o Coral da USP São Carlos iniciado em 2015 por iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP; e o Coral Afro Soul Jazz, também realizado na cidade de São Carlos.

Projetos sociais – O Coral da USP Ribeirão Preto desenvolve atualmente dois projetos voltados à sociedade com o objetivo de ampliar a inserção do canto coral nas comunidades e aproximar a sociedade por meio de ações extensionistas. Iniciado em 2008, o Projeto Ribeirão Verde foi criado a partir da ideia do Projeto Avizinhar.

Era realizado pela USP na cidade de São Paulo e hoje foi incorporado pelo Programa USP Aproxima-Ação. Inicialmente foi criado o Coral Infantil da Escola Sathya Sai, que tem uma metodologia de educação focada em valores humanos. A partir da formatura da primeira turma, foi ampliado como atividade extracurricular e hoje atende alunos da educação infantil ao quinto ano, incluindo prática de canto coral com os professores e funcionários.

O Projeto Coral Afro Soul Jazz iniciou seus trabalhos em julho de 2022, com o intuito de comemorar o Dia da Consciência Negra. Com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP apoiou o projeto a partir de sua Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) e ele passou a ser permanente e realizado na cidade de São Carlos.

Regras O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo.  Ingressos para cadeirantes são destinados ao setor frisa do teatro.

Não será permitida a entrada após o início do espetáculo, não havendo troca de ingresso e nem devolução do dinheiro. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto.

O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1.200 lugares. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional.

Serviço
Espetáculo: 40 anos do Coral da USP Ribeirão Preto
Regência: Sergio Alberto  de Oliveira
Roteiro e apresentação: pianista,  cantor e regente Isaque Martins.
Quando: terça-feira, 12 de setembro
Horário: às 20 horas
Classificação: 12 anos
Ingresso: gratuito
Reserva:www.sympla.com.br
Onde: Theatro Pedro II
Endereço: rua Álvares Cabral nº 370, Centro
Capacidade: 1.200 lugares
Telefone: (16) 3977-8111
Informações: (16) 3977-8111 ou
www.theatropedro2.com.br

 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Morre idoso atacado por abelhas em ponto de ônibus de Ribeirão Preto

William Teodoro

Cauim retoma atividades com sessões e transporte gratuitos

Redação 1

Comissão conclui plano da educação

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com