Coragem. Essa é a palavra que define o resultado na vitória por 2 a 1, de virada, contra o São Bernardo, na noite desta quarta-feira (30), no estádio Palma Travassos, a primeira em casa na Série A3 do Campeonato Paulista. E o corajoso foi o técnico Edson Vieira, que substituiu um zagueiro (Danilo Santos) para colocar o atacante Erik Bessa, isso quando o Comercial perdia por 1 a 0, gol marcado por Felipinho, no primeiro tempo. “Ainda estamos longe, vamos manter o pé no chão,” afirmou Vieira.
Não satisfeito com quatro atacantes, Vieira lançou mão de João Marcos, que estava no banco pela primeira vez desde que foi contratado e que havia sido apresentado pelo clube no dia anterior. Coube ao novo talismã marcar o segundo gol do Alvinegro, aos 25 minutos do segundo tempo, com um chute cruzado, da direita, de pé esquerdo, mandando a bola no ângulo de Willian. Um golaço. “Graças Deus pude fazer a alegria da galera,” disse o campeão da Copa Paulista.
Mas para chegar ao resultado positivo, o Bafo martelou sem parar a defesa do São Bernardo, logo depois de sofrer o gol, no começo do jogo, numa falha da defesa e que Felipinho não perdoou. Daí para frente só deu Comercial, mas toda a pressão, que em várias vezes se transformou em blitz, foi suficiente para chegar ao empate. “A bola não quer entrar,” resumiu Romarinho, no intervalo do jogo. “Tomamos um gol besta,” definiu Danilo Santos.
No segundo tempo, o Comercial voltou com tudo e, por pouco, não igualou o placar logo aos três minutos, com a bola nos pés de Romarinho.
Mas o empate viria com o oportunista Caio Vieira, que já havia marcado contra o São Carlos, na vitória fora de casa por 1 a 0. A bola chegou da cobrança de um escanteio pela direita, a zagueirada do São Bernardo bobeou, mas o baixinho-artilheiro estava ligado dentro da área e mandou para o fundo das redes, com um toque com a ponta da chuteira. Tudo igual em Palma Travassos. “É olho de tigre, não tem bola perdida,” disse Caio.
Daí para frente a virada era apenas uma questão de tempo. E ela veio na forma de um golaço, assinalado por João Marcos, que colocou a casa em ordem.
Com o resultado, o Comercial entrou no G8 da Série A3, com sete pontos, a mesma pontuação de outros seis clubes que estão à frente do Comercial, nos critérios de desempate, entre eles o Monte Azul, quinto colocado, que tem um gol a mais que o Bafo (3 a 2) e que será o próximo adversário do alvinegro. O jogo será no domingo, às 10 horas, no estádio Otacília Patrício Arroyo.