O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) baixou na segunda-feira, 11 de junho, decreto com os horários de atendimento das repartições públicas de Ribeirão Preto em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, que começa nesta quinta-feira (14), com a dona de casa enfretando a Árabia Saudita.
O Brasil estreia neste domingo, 17 de junho, às 15 horas, contra a Suíça, por isso não haverá necessidade de alterações – todos os setores estarão fechados, com exceção dos serviços de urgência e emergência. Quando o jogo ocorrer às nove horas, como no dia 22, sexta-feira, contra a Costa Rica, o expediente terá início ao meio-dia e vai até as 18 horas.
No dia 27, quarta-feira, a seleção encerra sua participação na primeira fase contra a Sérvia, às 15 horas. Neste caso, as repartições vão atender das oito às 14 horas. Se avançar às oitavas de final, o Brasil poderá jogar às onze horas. Assim, a prefeitura atenderá das 14 às 18 horas.
Todos os servidores dispensados durante o horário dos jogos – são 9.988 no total – terão de compensar as horas paradas, com 60 minutos a mais por dia, observada a jornada de trabalho de cada funcionário. Se o período não for compensado até 31 de outubro, haverá descontos na folha. O secretário de Governo e Casa Civil, Nicanor Lopes, também assina o decreto.
Bancos – Os bancos também terão horário especial de atendimento em dias de jogos da seleção brasileira. Neste domingo (17) não haverá expediente, como sempre. Na sexta-feira (22), quando o Brasil jogará às nove horas, as agências abrirão das 13 às 17 horas. Na quarta-feira (27), a partida será à tarde, às 15 horas, e o atendimento será das nove às 13 horas. Conforme for avançando de fase, os horários serão definidos.
Comércio – A Copa do Mundo Fifa de 2018 já movimenta a economia do planeta, inclusive a de Ribeirão Preto – que está a 11.654 quilômetros de distância de Moscou, capital do país que sediará os jogos. A cidade está preparada para a festa. O comércio está confiante na data para alavancar as vendas.
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), as lojas do Centro e dos principais corredores comerciais – avenida da Saudade (Campos Elíseos), avenida Dom Pedro I (Ipiranga), Boulevard – estão prontos para a disputa.
“A Copa acontece a cada quatro anos e entra no calendário de datas sazonais do comércio. Antes da comemoração, os empresários e seus colaboradores fazem planejamentos para atrair clientes. Organizam as compras e controlam o mix de produtos, estratégias de vendas, promoções, elaboração de vitrines, formas de pagamento, entre outras ações. É o momento de transformar a oportunidade em um grande negócio”, explica.
Vestuário e armarinhos se destacam. “Os torcedores querem estar uniformizados e aumenta a busca por camisetas, bermudas e bonés com as cores da seleção brasileira. Bandeiras, copos, toalhas e artigos de decoração também fazem sucesso. As crianças entram no clima e as fábricas produzem brinquedos especiais que remetem à Copa”, comenta Lopes.
“Ribeirão Preto recebe visitantes de toda a região para compras. A cidade está numa área que foi colônia de diversos povos. Os descendentes também buscam produtos que remetem ao país de sua origem. Nas lojas é possível encontrar de tudo um pouco”, observa.
Para Lopes, os brasileiros adoram diversão. “Por ser conhecido como o país do futebol, o campeonato é muito celebrado no Brasil. A maioria das pessoas assiste aos jogos com a família e os amigos. O verde e o amarelo fazem parte do ritual de vibrações positivas da torcida”, finaliza.