Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Copa altera horário de serviços públicos

A prefeitura de Ribeirão Preto informa que os serviços públicos oferecidos à população terão horário especial de funcio­namento nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol fe­minino, durante a realização da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia de 2023.

A medida atende ao decre­to 152, desta terça-feira, 18 de julho, que trata sobre o horário de expediente das repartições públicas municipais, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e assinado pelo prefei­to Duarte Nogueira (PSDB) e pelos secretários Antonio Daas Abboud (Governo) e Alessan­dro Hirata (Casa Civil).

Segundo o decreto, o expe­diente terá início às dez horas quando o Brasil jogar às sete horas. Quando a seleção entrar em campo às oito da manhã, como vai ocorrer na estreia, na próxima segunda-feira, dia 24, contra o Panamá, as repartições públicas municipais atenderão a partir das onze horas.

O decreto determina, ainda, que as repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, e que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal, como é o caso da Unidade Básica Dis­trital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul), na Vila Virgínia – daqui a alguns dias suspenderá parte dos ser­viços por causa de obras – e das três Unidades de Pronto Atendi­mento (UPAs) da cidade.

Os servidores deverão com­pensar as horas não trabalhadas (uma hora por dia). Caberá a cada superior hierárquico de­terminar a escala de compen­sação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço. Se isso não ocorrer até 31 de janeiro de 2024, acar­retará descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao servi­ço no dia sujeito à reposição.

Servidores públicos fede­rais terão ponto facultativo durante jogos da seleção bra­sileira feminina de futebol na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia de 2023. O Mi­nistério da Gestão e Inovação publicou nesta terça-feira uma portaria no Diário Oficial da União com a adoção da me­dida que permitirá a folga do trabalho de colaboradores para assistirem às partidas.

A flexibilização já é tradicio­nal em jogos da seleção masculi­na e ocorreu na Copa do Mundo do Catar de 2022. No entanto, é nova para uma competição fe­minina, que será contemplada com o ponto facultativo pela primeira vez. A ideia partiu de pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governo Tarcísio de Frei­tas (Republicanos) ainda não se manifestou publicamente sobre a possibilidade de decretar pon­to facultativo para os servidores do Estado de São Paulo. A me­dida funcionará da seguinte ma­neira para os servidores federais: o expediente terá início às onze horas em dias que os jogos co­meçarem às 7h30 no horário de Brasília e ao meio-dia quando iniciarem às oito horas.

O documento ainda prevê a compensação de horas não tra­balhadas até 29 de dezembro. A estreia da seleção brasileira está marcada para 24 de julho, às oito horas, contra o Pana­má, no Hindmarsh Stadium. O segundo jogo será no dia 29, frente à França, às sete horas no Sidney Football Stadium, e o fe­chamento da fase de grupos em 2 de agosto, contra a Jamaica, no Melbourne Rectangular Sta­dium, também às sete horas.

Todas as partidas serão dis­putadas na Austrália. O Brasil nunca foi campeão da Copa do Mundo Feminina, sendo o melhor resultado um vice­-campeonato para a Alemanha em 2007. Na última edição, em 2019, a equipe foi eliminada nas oitavas de final para as france­sas. Há uma movimentação por parte de Ana Moser para que o país se candidate como sede do Mundial de 2027.

Postagens relacionadas

Moradores de assentamento questionam condições de estrada que leva crianças às escolas

William Teodoro

Convênio cria 60 vagas para aprendizes em RP

Redação 1

Dois são condenados por morte de bombeiro em Restinga

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com