A prefeitura de Ribeirão Preto informa que os serviços públicos oferecidos à população terão horário especial de funcionamento nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol feminino, durante a realização da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia de 2023.
A medida atende ao decreto 152, desta terça-feira, 18 de julho, que trata sobre o horário de expediente das repartições públicas municipais, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e assinado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e pelos secretários Antonio Daas Abboud (Governo) e Alessandro Hirata (Casa Civil).
Segundo o decreto, o expediente terá início às dez horas quando o Brasil jogar às sete horas. Quando a seleção entrar em campo às oito da manhã, como vai ocorrer na estreia, na próxima segunda-feira, dia 24, contra o Panamá, as repartições públicas municipais atenderão a partir das onze horas.
O decreto determina, ainda, que as repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público, e que tenham o funcionamento ininterrupto, terão expediente normal, como é o caso da Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul), na Vila Virgínia – daqui a alguns dias suspenderá parte dos serviços por causa de obras – e das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.
Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas (uma hora por dia). Caberá a cada superior hierárquico determinar a escala de compensação a ser feita de acordo com o interesse e a peculiaridade do serviço. Se isso não ocorrer até 31 de janeiro de 2024, acarretará descontos pertinentes ou, se for o caso, falta ao serviço no dia sujeito à reposição.
Servidores públicos federais terão ponto facultativo durante jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia de 2023. O Ministério da Gestão e Inovação publicou nesta terça-feira uma portaria no Diário Oficial da União com a adoção da medida que permitirá a folga do trabalho de colaboradores para assistirem às partidas.
A flexibilização já é tradicional em jogos da seleção masculina e ocorreu na Copa do Mundo do Catar de 2022. No entanto, é nova para uma competição feminina, que será contemplada com o ponto facultativo pela primeira vez. A ideia partiu de pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda não se manifestou publicamente sobre a possibilidade de decretar ponto facultativo para os servidores do Estado de São Paulo. A medida funcionará da seguinte maneira para os servidores federais: o expediente terá início às onze horas em dias que os jogos começarem às 7h30 no horário de Brasília e ao meio-dia quando iniciarem às oito horas.
O documento ainda prevê a compensação de horas não trabalhadas até 29 de dezembro. A estreia da seleção brasileira está marcada para 24 de julho, às oito horas, contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium. O segundo jogo será no dia 29, frente à França, às sete horas no Sidney Football Stadium, e o fechamento da fase de grupos em 2 de agosto, contra a Jamaica, no Melbourne Rectangular Stadium, também às sete horas.
Todas as partidas serão disputadas na Austrália. O Brasil nunca foi campeão da Copa do Mundo Feminina, sendo o melhor resultado um vice-campeonato para a Alemanha em 2007. Na última edição, em 2019, a equipe foi eliminada nas oitavas de final para as francesas. Há uma movimentação por parte de Ana Moser para que o país se candidate como sede do Mundial de 2027.