Após a conquista do título de vice-campeão mundial veterano em 2003, o sensei da Associação de Judô Corpore Sano, retorna a terra do sol nascente para um Estágio Técnico Internacional de Judô no Japão, o berço do judô mundial.
O estágio está sendo promovido pela Federação Paulista de Judô (FPJ) em parceria com a empresa Ajinomoto do Brasil, que é oriunda do Japão e tem sua matriz localizada em Tóquio.
O critério da convocação dos atletas foi contemplar os líderes no ranking paulista de cada categoria da classe sub 18. Os pontos do ranking foram somados através de resultados em competições como a Copa São Paulo, Campeonato Paulista, Open Paulista Ajinomoto e Campeonato Brasileiro. A delegação será formada por 18 atletas (nove meninos e nove meninas) e também cinco técnicos selecionados pela federação, entre eles, o mestre kodansha Cleber do Carmo, coordenador técnico dos Projetos Rumo ao Pódio, Educa Judô, Copa Educa Judô, Judô em Ação e Judô para todos, projetos incentivados através da lei do esporte federal e estadual.
A delegação brasileira permanecerá em solo japonês no período de 3 a 21 de outubro, onde vão treinar na cidade de Katsuura, na Universidade Budo, e em Tóquio, no Instituto Kodokan, e na Shutoku High school.
Segundo o sensei Cleber, esta ação inédita da FPJudô e Ajinomoto vem de encontro ao crescimento da modalidade no país, visto que o judô é uma das modalidades que mais traz medalhas em Jogos Olímpicos, e ano que vem Tokyo será sede das Olimpíadas.
“Esses jovens têm totais condições de se tornarem atletas olímpicos e representarem nosso país. Quanto a nossa presença na comissão técnica, agradeço ao presidente Alessandro Puglia e toda sua diretoria pela confiança, e sei da responsabilidade depositada a todos que fazem parte desta comissão. Vamos aproveitar cada segundo incansavelmente para adquirir conhecimento e dividir com nossos amigos quando retornarmos”, afirmou.