Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Convention quer reativar a Maria Fumaça e criar o Museu da Mogiana em Ribeirão Preto

Diretores do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau entregaram o projeto do Trem Turístico à secretaria do Turismo e explicaram que o dinheiro pode vir do Ministério do Turismo

Diretores do Ribeirão Preto Convention & Visitors Bureau (RPC&VB) entregaram ao secretário municipal de Turismo de Ribeirão Preto, Edmilson Domingues, um projeto para a criação do “Trem Turístico” na cidade, resgatando a memória da época de ouro do Café na região. A reunião aconteceu na sede da Secretaria e, além do secretário e do vice-presidente do RPC&VB, Márcio Santiago, contou com a participação do arquiteto e urbanista Eduardo Salata, do jornalista e diretor do Tribuna (associado do Convention e incentivador de projetos turísticos), Eduardo Ferrari e da Turismóloga Rachel Schnorr.

O Projeto prevê a recuperação das duas locomotivas, conhecidas como Maria Fumaça que estão na praça Francisco Schmidt e na estação ferroviária da Mogiana; a restauração de 8 Km de trilhos e a reforma do Barracão, a antiga estação ferroviária da cidade para ser transformado no Museu Ferroviário da Mogiana.

Segundo Márcio Santiago o projeto está muito bem encaminhado no Ministério do Turismo e com uma verba de R$ 4,8 milhões pré-aprovada em Brasília, em agosto, em um trabalho que conta com o apoio do deputado Baleia Rossi.

Patrimônio histórico

O Barracão foi construído em 1883 e, em 1982, foi tombado pelo CONDEPHAAT. O objetivo, nesta primeira etapa é criar um passeio turístico e cultural nos finais de semana entre o Barracão e a atual estação ferroviária. Durante a semana, o equipamento seria utilizado para o transporte da população no sistema VLT – trens rápidos de curto percurso.

“Precisamos da parceria com a administração municipal. O Barracão é um patrimônio espetacular de Ribeirão Preto e este projeto tem tudo para projetar a cidade no cenário nacional. São poucas as cidades brasileiras que possuem Marias-Fumaça que estão sendo utilizadas como trens turísticos. A implantação agora, depende somente da Prefeitura Municipal”, destacou Márcio Santiago.

Eduardo Ferrari destacou que “esse projeto é autossustentável pois gerará receita além de empregos diretos e indiretos e pode, inclusive, ser gerido pelo Convention”.

Para o arquiteto e urbanista Eduardo Salata destacou que o Trem Turístico “também vai colaborar para a renovação de uma região degradada da cidade com melhorias no entorno de todo o trajeto dele. Ao longo dos trilhos serão criadas áreas de convívio e ciclo faixas, dentre outras coisas”.

O secretário Edmilson Domingues aprovou a ideia e se comprometeu em encaminhá-la ao prefeito Duarte Nogueira. “Esse projeto vem ao encontro dos objetivos da secretaria de Turismo. A administração municipal é um facilitador para as iniciativas que, como essa, geram benefícios para a cidade”.

Márcio Santiago apresentou, ainda, a minuta do Termo de Cooperação entre o Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau e a prefeitura Municipal, que foi recebido pelo secretário.

RAO – A marca de Ribeirão Preto

O diretor do (RPC&VB), Márcio Santiago também apresentou ao secretário a marca criada pelo Ribeirão Convention em 2012 – RAO – sigla internacional que designa a cidade de Ribeirão Preto, por seu principal facilitador de transporte que é o Aeroporto Leite Lopes. A marca, criada pela agência de publicidade ribeirão-pretana Dueto, aparece em todos os eventos promovidos ou patrocinados pelo Ribeirão Convention e no site da entidade e de seus associados. O presidente da FC&VB-SP ressaltou que a marca RAO pode ser utilizada em todos os eventos que promovam a cidade.

Ribeirão Preto & Região Convention & Visitors Bureau – apoio total ao turismo

Na reunião com o secretário Edmilson, os diretores do Ribeirão Convention apresentaram também uma breve história da entidade que reúne empresas, entidades e profissionais do setor de turismo de Ribeirão Preto.

O Convention Bureau surgiu nos Estados Unidos em 1896 e está presente em centenas de países. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico por meio do fomento da indústria do turismo da cidade que representa.

Em Ribeirão Preto, foi constituído em 1998. Aqui, a associação foi responsável por várias conquistas para a cidade. Entre tantas iniciativas, atuou pela permanência da Agrishow na cidade, em 2009; pela realização da Stock Car; pela vinda da França na Copa de 2014; pela criação da secretaria municipal de Turismo e pela designação de Ribeirão Preto como Município Referência em Turismo de Negócios e Eventos, pelo Ministério do Turismo.

Ver mais em: www.visiteribeiraopreto.com.br

Postagens relacionadas

Cartolas de Botafogo e Comercial avaliam 2023 como positivo 

Redação 2

Aposentadoria – Servidor pode ter prejuízo com RPC

Redação 1

Praça recebe peça com humor crítico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com