Tribuna Ribeirão
Geral

Contran restabelece prazo de 12 meses para tirar CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo máximo de doze meses para conclusão do processo para tirar a Carteira Nacional de Ha­bilitação (CNH), contado a par­tir de 1º de janeiro de 2022. A decisão é da semana passada e foi publicada no Diário Oficial da União como Deliberação Contran nº 248/21.

O prazo para tirar a CNH estava suspenso por tempo indeterminado, como medida para diminuir os impactos da pandemia da covid-19 no Bra­sil. Pela decisão do Contran, quem tinha processo ativo até 31 de dezembro de 2020, ago­ra terá até 31 de dezembro de 2022 para concluí-lo.

Atualmente, o processo para requerer a carteira de habilitação inclui exames de aptidão física e psicológica e aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova. Na etapa seguinte, é preciso fazer um curso práti­co de direção com, no mínimo, 20 horas/aula tanto para a ca­tegoria A (motocicleta) quanto para categoria B (automóvel). Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.

O Contran também pror­rogou, por um ano, contado desde 3 de novembro de 2021, os prazos para uso dos veículos de aprendizagem em centros de formação de condutores. Pelas regras, os veículos utiliza­dos por autoescolas devem ter tempo máximo de uso. Na ca­tegoria A, por exemplo, o prazo é de cinco anos, excluído o ano de fabricação. Para a categoria B, o prazo é de até oito anos, sem contar o ano de fabricação.

Postagens relacionadas

Alexandre suspende portaria de Bolsonaro que dificulta rastreio de armas

Redação 1

Jean Wyllys renuncia após ameaça de morte

Redação 1

Prefeitura entrega frota de vans para deficientes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com