A agenda da “40tena Cultural”, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresenta mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, última atividade da semana. O encontro será nesta sábado, 31 de outubro, pelo aplicativo Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83928028014), das dez horas às 11h30.
O encontro envolve não apenas contadores experientes, como também amadores e curiosos. Com coordenação da atriz e contadora Míriam Fontana, o evento contará com a participação de Ana Carol Piscitelli, Arnaldo Jr., Diego Ulacco e Mariza Ruiz.
O encontro começa com uma roda de histórias curtas. “Depois da roda de histórias abriremos uma conversa. Sabemos que todo(a) contador(a) de história faz um tempero próprio para a sua narrativa e coloca as palavras da forma que lhe cabem na boca”, diz Miriam Fontana.
“Mas, e quando a mudança ultrapassa limites? Qual é esse limite? Qual é a essência de uma história? Quais as diferenças das transformações em recontos ou mesmo usar uma história de base em outro contexto? Esta conversa praticamente não terá fim”, emenda.
“Para a segunda parte do encontro queremos as ideias em debate, mas na primeira, gente de todas as idades para participar e assistir as histórias”, destaca a coordenadora do grupo. O encontro deste sábado contará ainda com duas convidadas: Paula Pagu e Luara Pepita.
Paula Pagu é encantadora de sonho e professora de Sala de Leitura da prefeitura de São Paulo, aprendente em contação de histórias, doutora palhaça e desparadora de sorrisos do Hospital Tatuapé, além de ser voluntária em magia literária na Biblioteca Hans Christian Andersen, na capital paulista.
Já Luara Pepita é atriz e cantora na Cia. Minaz. Atuou no longa-metragem “Mal Nosso” (2018/Netflix), da Produtora Kauzare. É também gestora do espaço cultural Casa das Artes (SP) e diretora do grupo Pepitos. Como arte educadora, elabora cursos de teatro e música abertos ao público.
Pesquisa teatro épico, arquétipo feminino e resgate da cultura ancestral. Produziu “Convit-19”, projeto semanal com 19 histórias curtas, mitos e poemas (Instagram) e “Jornada de Leitura”, histórias e interpretação do livro “Mulheres que correm com os lobos” (Canal Casa das Artes/ Youtube).