Tribuna Ribeirão
Cultura

Contação de história é atração de sábado

A atriz e contadora de histórias Lorena Ramos será a atração deste sábado, 3 de outubro, na programação da “40tena Cultural”, ação pro­movida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, desde março, para ofe­recer atividades culturais ao público de todas as idades. A apresentação do projeto “Lo conta uma história” será das 16 às 17 horas, no perfil da instituição no Instagram (@ fundacaolivrorp).

Criado em março, no iní­cio da pandemia de covid-19 e do isolamento social, o projeto direciona suas his­tórias para a literatura negra infantil. “Abordo essa ideia com as crianças por meio da representatividade, colo­cando a negritude enquanto potência”, explica Lorena.
Na atividade de sábado, ela apre­sentará o texto de “Obax”, que retrata uma menina que vive na savana africana e tem o costume de inventar histó­rias. “Ela trata da imaginação, da cultura de contar histórias no continente africano e das aventuras que essa menina encontra”, revela a contadora.

Para Lorena, as lives, como as oferecidas pela “40tena Cultural”, são im­portantes nesse período de isolamento por abordarem temáticas diferentes e por aproximarem as pessoas em torno de bens culturais. “É necessário ter essa movi­mentação on-line, para que a cultura e a arte permaneçam vivas e as pessoas continuem tendo esse contato, mesmo nesse momento que estamos vivendo”, comenta.

Sobre Lorena Ramos – Lorena Ramos tem 23 anos, é contadora de histórias e atriz de teatro na Cia. Quadro Ne­gro, de Ribeirão Preto. Cursa Pedagogia e iniciou o proje­to “Lo conta uma história” como uma maneira de rein­ventar a forma de direcionar atividades para os alunos da escola em que trabalha, du­rante a pandemia, por meio da gravação de vídeos con­tando uma história, ativida­de que já adotava em sala de aula e em outros projetos.

Sobre a fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito pri­vado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Li­vro, criada em 2004, especial­mente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segun­da maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou­-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identi­dade, apresentando-se como Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), mas foi remarcada para agosto de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

Com uma trajetória só­lida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atu­almente, além da feira, rea­liza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A fundação se mantém com o apoio de mantenedo­res e patrocinadores, com re­cursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac, fe­deral) e do Programa de Ação Cultuiral (ProAC, estadual).

Postagens relacionadas

Choro da Casa toca na Sete de Setembro 

William Teodoro

Com título de ‘Nenhuma Dor’, novo álbum de Gal Costa ganha versões em CD e vinil

William Teodoro

‘Peter Pan’, o musical no Municipal

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com