O Núcleo de Contadores de Histórias, encontro que faz parte das atividades mensais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, será realizado neste sábado, 28 de março, virtualmente, através da plataforma de reuniões Zoom. A transmissão do encontro, cada um em sua casa, começa às dez horas e é aberto a todos os interessados na técnica de contação de história.
O link de acesso estará disponível no sábado nas redes sociais da Fundação (Instagram e Facebook) ou no site https://fundacaodolivroeleiturarp.com/. Segundo a atriz e coordenadora do projeto, Míriam Fontana, o encontro poderá ter até 100 pessoas conectadas, acompanhando e participando das atividades. “Toda a experiência que já desenvolvemos nos encontros presenciais será utilizada para essa conversa durante o encontro. Uma forma de aconchego e troca de informações neste período de isolamento”, comenta.
Segundo ela, a atividade deste sábado dará continuidade aos conteúdos que foram iniciados no último encontro, realizado no mês de fevereiro: o trabalho com os autores homenageados da 20º Feira Internacional do Livro (FIL), que acontece de 11 a 20 de setembro: Edgar Morin, Mia Couto e Semíramis Paterno.
“As obras destes autores serão nossa inspiração para o tradicional cortejo, apresentado na 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. O encontro também é aberto para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a pratica de contar histórias”. Para a atriz, manter o encontro – que já estava agendado para o dia 28 antes da pandemia –, mesmo de forma digital, é muito importante. “Vamos, de alguma forma, conseguir manter o elo, a comunicação, o pensamento e a continuidade das nossas atividades e, inclusive, atrair mais gente”.