Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Conta do Daerp virá com nome este mês

JF PIMENTA/ ESPECIAL PARA O TRIBUNA

A partir deste mês, as con­tas de água de Ribeirão Preto passarão a ter o nome do pro­prietário do imóvel. A medi­da é semelhante à da fatura de energia elétrica da CPFL Paulista e tem como objetivo vinculá-la a um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e evitar os problemas que acontecem no setor. A solenidade de apresentação do novo boleto será nesta quinta-feira, 7 de fe­vereiro, às dez horas, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, sede da prefeitura.

Atualmente, como a con­ta de água não traz nome nem CPF de quem reside no local, quando o inquilino deixa o imóvel e não quita as parcelas que estão em aberto, a respon­sabilidade de pagá-las fica para o proprietário. Assim, para obter o ressarcimento o dono da casa ou do apartamento é obrigado a recorrer à Justiça. Se não quitar o débito, é o nome dele que sofre­rá restrições. O Daerp tem mais de 190 mil clientes na cidade e boa parte está inadimplente (leia quadro nesta página).

No caso dos imóveis ocu­pados pelos proprietários, com a implantação do sistema, as contas automaticamente passa­rão a identificá-los a partir da matrícula existente na prefeitu­ra de Ribeirão Preto com base no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste caso, se o prédio ou terreno estiver aluga­do por negociação direta entre o dono e o inquilino, bastará ao proprietário levar o contrato ao Daerp para a transferência.

Já no caso dos imóveis alu­gados por meio de imobiliárias, o Daerp está definindo uma parceria com o Conselho Regio­nal de Corretores de Imóveis de Ribeirão Preto (Creci) para via­bilizar a transferência A ideia é que as empresas tenham acesso ao sistema e possam fazer a alte­ração do locatário, seja na hora em que ele ocupar ou quando desocupar o local.

A emissão das contas de água em nome do usuário só foi possível graças ao programa denominado Gsan (Sistema In­tegrado de Gestão de Serviços de Saneamento). Trata-se de um software público, disponibiliza­do pelo Ministério das Cidades, especifico para atender o setor. Diversas empresas e departa­mentos de saneamento já utili­zam o sistema em todo o país.

Em um primeiro momen­to serão emitidas as faturas dos consumidores que estiverem com o cadastro em dia com o Daerp, depois será feita uma atualização gradual desta ficha. Em uma segunda etapa, que de­verá ser implantada ainda neste ano, a autarquia passará, através dos próprios leituristas, a fazer a leitura, impressão e entrega si­multânea das contas de água.

Inadimplência no Daerp chega a 20%
Dados do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) mostram que, no final do ano passado, o índice de inadimplentes era de cerca de 20% do número de unidades consumidoras. Como a cidade possui 194,4 mil ligações, o total de devedores no período estava em 38 mil usuários.

A autarquia, contudo, não soube informar o valor da dívida, já que o cálculo “não se trata de proporção direta. Muitos inadimplentes devem mais de uma conta”, explica por meio de nota. Atualmente, o De­partamento faz a transição de seu sistema comercial, o que possibili­tará análise mais complexas sobre o assunto.

Para diminuir a inadimplência, o Daerp tem notificado os devedores e oferecido a negociação das con­tas em atraso. Os débitos podem ser parcelados de acordo com critérios fixados no regulamento da autarquia. “Neste ano estão sendo programadas ações mais efetivas de redução da inadimplência, com a intensificação da cobrança ami­gável, a negativação do nome do usuário e a suspensão do forneci­mento”, explica no comunicado.

Postagens relacionadas

Bullying contra crianças autistas é desafio para a sociedade 

Redação 2

Homicídios disparam no primeiro trimestre

Redação 1

Feira de orquídeas é a atração em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com