Tribuna Ribeirão
Economia

Consumo das famílias tem queda de 1,13%

© Antonio Cruz/ABr

O consumo das famílias teve queda de 1,13% em se­tembro na comparação com o mesmo mês de 2020, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 12 de novembro, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado dos nove primei­ros meses do ano, entretanto, o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 3,13%.

Segundo o vice-presidente Administrativo e Institucio­nal da Abras, Marcio Milan, apesar da queda no mês, a en­tidade mantém a previsão de crescimento de 4,5% em 2021 devido aos bons resultados da imunização contra a covid-19. “A vacinação hoje está bastante avançada. A economia prati­camente destravada nos seus negócios”, ressalta.

Para o Natal, a expectativa de 51% dos empresários do setor de supermercados é que haja cres­cimento nas vendas em relação ao ano passado. Enquanto 39% esperam que o movimento fique no mesmo patamar de 2020. Entre os que esperam um fim de ano melhor do que o anterior, 52% estima que o aumento das vendas chegue a 17%.

Há também uma previsão de abertura de vagas de empre­go, com 41% dos empresários dizendo que vão fazer contrata­ções temporárias para atender à demanda do Natal. A estimativa da Abras é que sejam abertos 30 mil postos de trabalhos sazonais.

Para Milan, com as medi­das restritivas contra a disse­minação do novo coronavírus chegando ao fim, as comemo­rações deste ano devem ser maiores, com reunião de famí­lias e amigos. “Nós tínhamos muitas restrições em dezem­bro do ano passado”, diz.

“Este ano vamos estar pra­ticamente liberados. Ou seja, as famílias vão estar comemo­rando mais”, emenda. Entre os 35 produtos mais consumidos em supermercados, o café teve o maior aumento de preços em 2021, com inflação acumulada de 33,9% até setembro. O açú­car registra alta de 30,3% e o ovo de 22,5%.

Esse conjunto de produtos custou, em média, R$ 684,99 em setembro, uma elevação de 1,37% na comparação com agosto e de 18,84% em doze meses. Segundo Milan, a alta da inflação acontece em uma conjuntura internacional de elevação de preços, além de questões pontuais, como a ge­ada que afetou a produção de café no Brasil.

Postagens relacionadas

Planos econômicos – Mutirão para recuperar perdas começa dia 22

Redação 1

Paulo Guedes pede que empresários dos EUA invistam no Brasil

Redação 1

Projeção do IPCA sobe para 3,33%

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com