Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Consumidores estão mais conscientes sobre meio ambiente

Metade (50%) dos consu­midores globais diz estar mais preocupada com o meio am­biente nos últimos seis meses, segundo um novo estudo da PwC – empresa multinacio­nal em auditoria, prestação de serviços e consultoria. Os con­sumidores do Sudeste Asiático e do Oriente Médio lideram essa tendência. A Global Con­sumer Insights Pulse Survey investiga os hábitos e com­portamentos de compra do consumidor e mostra como as pessoas se transformaram nos últimos seis meses em relação à consciência ecológica e à di­gitalização.

Compradores de Indonésia (86%), Vietnã, Filipinas (74%) e Egito (68%) lideram essa mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. Comprar localmente também se tornou um fator-chave para impulsionar a sustentabilida­de: 52% dos consumidores globais dizem estar “agindo de forma deliberada para apoiar mais negócios locais e varejis­tas independentes”.

A pesquisa também revela que os trabalhadores em home office têm hábitos de compra que começam a se distanciar daqueles que trabalham prin­cipalmente fora de casa. 62% desses trabalhadores afirmam comprar de empresas ecolo­gicamente conscientes e que apoiam a proteção do meio ambiente; 61% compram pro­dutos com embalagens ecoló­gicas ou menos embalagens; e 61% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos.

A pesquisa com 8.681 con­sumidores em 22 territórios também destaca que nem todas as gerações mais jovens estão se tornando mais ecologicamente conscientes. A geração dos mil­lennials (nascidos entre 1981 e 1994) é a que se volta mais for­temente para comportamen­tos ecológicos. Já a Geração Z (nascidos entre 1995 a 2010) demonstra mais aspirações do que ações, sendo superada pela Geração X (nascidos em meados de 1960 e o início da década de 1980) em termos de consciência ecológica.

Carlos Coutinho, o líder no Brasil em Mercados de Con­sumo da PwC, ressalta que há também uma maior preocu­pação com o “propósito” das marcas, como essas marcas se comunicam com o consumi­dor e os tocam por meio de identificação de valores na re­lação consumidor x marca.

“A pesquisa revela que o con­sumidor brasileiro acompanha a tendência mundial em relação a questões ambientais, mas que existem outros aspectos impor­tantes quando olhamos para os números locais, como a prefe­rência por negócios de produ­tores locais, por exemplo, no Brasil 44% dos consumidores preferem comprar de produ­tores da sua região, enquanto o percentual global é de 43%”, completa Coutinho.

Postagens relacionadas

Cresce a indústria dos golpes virtuais 

Redação 2

PUBLICIDADE – Assine o Jornal Tribuna Ribeirão – (16) 3632 2200

Redação 1

ProUni – Resultado da primeira chamada está disponível para consulta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com