A construção de duas pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, que vão ligar as avenidas Leão XIII e Carlos Eduardo de Gaspari Consoni, passando pela avenida Maurílio Biagi, segue avançando. A obra tem como principal objetivo melhorar a fluidez do trânsito, beneficiando motoristas, ciclistas e pedestres que circulam diariamente pela região, na Zona Sul de Ribeirão Preto.
Atualmente, as equipes trabalham na fase final da fundação das pontes e na concretagem das vigas de sustentação. “Nosso compromisso é garantir uma eficiente e com o menor impacto possível para a população”, afirma Walter Telli, secretário de obras. Durante os trabalhos, alguns trechos da Maurílio Biagi e da ciclovia estão temporariamente interditados.
As intervenções são planejadas para minimizar transtornos e preservar a mobilidade na área. Além das melhorias viárias, a construção exigiu a remoção de algumas árvores. Como medida compensatória, a empresa responsável já realizou o plantio de mais de 6.650 mudas de espécies nativas em uma área de 40 mil metros quadrados no Distrito Empresarial Prefeito Luiz Roberto Jábali.
De acordo com o projeto, as pontes possibilitarão novas ligações para vários bairros: City Ribeirão, Jardim Manoel Penna, Riberânia, Nova Riberânia, Jardim São Luís, Santa Cruz, Jardim Palma Travassos, Jardim Botânico, Jardim Irajá e Bosque dos Juritis.
Bloqueio na Portugal – Devido à segurança viária deste bloqueio, foi necessário o fechamento também do acesso à avenida Portugal a partir do cruzamento com a Domingos Adilson Canessin. O bloqueio parcial continua na Maurílio Biagi. Os motoristas que precisam passar pelo local devem ter paciência, principalmente nos horários de pico, porque há registros de congestionamento
Os condutores que seguem pela pista Bairro/Centro da Maurílio Biagi, no trecho próximo à obra, devem continuar a utilizarem somente as faixas de rolagem central e da direita a fim de evitar maiores transtornos, principalmente nos horários de pico.
Uma das pontes interligará a rua Domingos Adilson Canesin (continuação da avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni – Zona Sul) à avenida Leão XIII (Zona Leste). A outra ligará a avenida Leão XIII em direção a rua Olderige Margarido (que garante acesso às avenidas Portugal e Carlos Eduardo de Gasperi Consoni).
A interdição está devidamente sinalizada com cavaletes e cones, além de placas com indicações sobre o desvio necessário e placas de alerta sobre a intervenção viária nas proximidades do bloqueio. Quem está na pista Centro/Bairro da Maurílio Biagi em direção à Rodovia Anhanguera (SP-330) deve virar à direita na rua Olderige Margarido.
Depois deve atravessar o cruzamento da via com a avenida Portugal, acessar a pista Centro/Bairro da Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, virar à esquerda para o lado oposto da avenida, atravessar novamente o cruzamento com a para acessar a rua Domingos Adilson Canesin e utilizar a alça de acesso à direita para retomar a Maurílio Biagi.
Quem está na pista Centro/Bairro da Maurílio Biagi em direção aos bairros Jardim Irajá e Jardim Botânico deve virar à direita na rua Chile e seguir o destino de interesse. Já quem segue pela pista Bairro/Centro da Carlos Eduardo de Gasperi Consoni em direção ao Irajá e ao Jardim Botânico deve virar à esquerda na rua Triunfo (atravessando a pista oposta da Consoni) e seguir seu destino.
Já o motorista que está na pista Bairro/Centro da avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni em direção ao Jardim Botânico deve virar à esquerda na rua Vitor Hugo C. Campos, à esquerda na pista oposta da Consoni e depois à direita na avenida Wladimir Meireles Ferreira para seguir o destino que deseja prosseguir.
A Autem Engenharia Ltda. venceu a licitação com a proposta de R$ 8.390.482,47, segundo consta no Diário Oficial do Município de 8 de agosto do ano passado, 15,70% abaixo do valor estimado em edital, de R$ 9.953.092,28, desconto de R$ 1.562.609,81. O prazo para conclusão é de doze meses – fevereiro de 2026. Os recursos são de financiamento da prefeitura junto ao Banco do Brasil.