Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Consórcio Conecta vence PPP da iluminação

Grupo já atua em outras cidades como Campinas e Rio de Janeiro; previsão do prefeito Duarte Nogueira é que após a assinatura do contrato com o município, o grupo comece a trocar a iluminação pública da cidade em cento e vinte dias

ALFREDO RISK

O consórcio Conecta Ribeirão foi o vencedor do leilão para concessão dos serviços de iluminação pública em Ribeirão Preto por meio de parceria público-privada (PPP). O leilão foi realizado nesta quinta-feira, 7 de julho, na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, em São Paulo. Quatro consórcios participaram do leilão, mas o Conecta, representado no certame, pela Terra Investimentos, venceu ao oferecer o menor valor mensal para a prestação do serviço: R$ 1.034.208,14.

O consórcio Conecta é formado pelas empresas High Trend Brasil Serviços e Participações Ltda; Green Luce Soluções Energéticas S.A.; Proteres Participações S.A.; e Severo Vilares Projetos e Construções. Já realiza o mesmo serviço em outras cidades do pais. O mais recente contrato do grupo foi assinado, no mês de março, com a prefeitura da cidade Campinas.

Assim que implantada a PPP, o Consórcio terá como responsabilidade a prestação dos serviços de iluminação pública no município, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética e manutenção de todo o parque de iluminação da cidade.
Significa, na prática, que 83.132 pontos de iluminação de todas as regiões da cidade, incluindo vias, praças e par­ques, terão as lâmpadas con­vencionais substituídas por led, sistema que proporciona maior luminosidade e menos gasto energético.

Haverá ampliação da iluminação em mais 12.751 locais, entre avenidas, ruas e praças de todas as regiões da cidade. O levantamento dos locais que receberão ampliação de iluminação foi realizado por equipe técnica da prefeitura em parceria com a Caixa Econômica Federal – responsável pelo projeto da PPP.

O contrato também promoverá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na efi­ciência energética. Além da iluminação por led nas vias públicas, 23 patrimônios his­tóricos e culturais receberão atenção especial. A lista traz espaços como as praças XV de Novembro, Carlos Gomes, das Bandeiras, São Bento e Sete de Setembro.

Ficarão sob responsabilidade da concessionária todas as atividades operacionais do sistema de iluminação pública, como a manutenção preventiva, corretiva e emergencial da rede. Ou seja, em casos de ocorrências de furto de cabos de energia, por exemplo, a reposição será providenciada imediatamente pela concessionária. O valor estimado do contrato é de R$ 297.072.444,03 por um período de 13 anos.

Postagens relacionadas

Irmão da ex-ginasta Laís Souza morre no rio Grande

Redação 1

Arquivo Público é alvo de polêmica

Redação 1

Homem quebra vidro e invade base da PM

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com