Tribuna Ribeirão
Geral

Conselho do MP pune Dallagnol

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu nesta terça-feira, 8 de setembro, por nove votos a um, aplicar uma pena de cen­sura, por infração disciplinar, ao procurador da República Deltan Dallagnol, que até a semana passada era o coor­denador da Operação Lava Jato no Paraná.

A pena de censura pre­judica o procurador na pro­gressão de carreira e, em caso de reincidência, pode levar a uma suspensão. Dallag­nol acumula ainda uma ad­vertência já aplicada pelo CNMP. Ele ainda é alvo de outras doze reclamações dis­ciplinares no conselho.

Nesta terça-feira, Dallag­nol foi punido por desvio de conduta em processo admi­nistrativo disciplinar (PAD) motivado por uma reclama­ção do senador Renan Ca­lheiros (MDB). O parlamen­tar acusou o procurador de ter se engajado em atos de natureza político-partidária, o que é vedado a membros do Ministério Público (MP).

Em janeiro do ano passa­do, em uma série de posts em sua conta no Twitter, Dallag­nol se posicionou contra a eleição de Renan para a pre­sidência do Senado. Na oca­sião, o procurador escreveu, por exemplo, que caso o eme­debista fosse eleito “dificil­mente veremos uma reforma contra corrupção aprovada”.

Em sua defesa, Dallagnol alegou, entre outros argu­mentos, que suas manifes­tações nas redes sociais se deram em defesa da pauta apartidária do combate à corrupção. Ele disse que citou o nome de Calheiros dentro dos limites da civi­lidade e unicamente por ele ser investigado pelo Minis­tério Público Federal (MPF). O procurador argumentou ainda que suas publicações estão protegidas pela liber­dade de expressão.

Postagens relacionadas

Futura sede de faculdade, Mosteiro São Bento será restaurado

Redação 1

Livro conta a história de Ariman

Redação 1

RP tem mais 27 mortes em 24h

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com