Tribuna Ribeirão
Geral

Conselho de RP discute violência contra idosos

DANIEL MELLO/AG.BR.

A Organização Social da Saúde (OMS) escolheu o perí­odo 2020-2030 como a década do envelhecimento saudável. E é preciso falar sobre isso. Segundo a médica geriatra Karla Giaco­min, coordenadora da Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Perma­nência para Idosos (ILPI) e uma referência do tema no Brasil, as metas desse período são garantir a esse recorte da população mais saúde, melhorar sua capacidade de agir na comunidade e no pró­prio cuidado, e ter melhor quali­dade de vida.

Antes disso, é preciso dis­cutir à exaustão sobre as agres­sões e os tratamentos abusivos contra a pessoa idosa que es­tão presentes dentro e fora do ambiente familiar. O Conselho Municipal do Idoso de Ribei­rão busca ampliar o debate e implementar medidas que sensibilizem a sociedade como um todo sobre essa questão.

O Junho Violeta, mês de­dicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, é um período de maior reflexão para que se busque diretrizes para superar essa prática que vem assolando os idosos. Vale destacar que houve um aumento expressivo do número de denúncias des­de o início da crise sanitária.

A live, que será transmitida nesta quarta-feira, 23 de junho, pelo Facebook, às 16 horas, contará também com a presen­ça da professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), Carla Santana Castro, também membro do Conselho Municipal do Idoso, e terá a mediação do advogado e vice-presidente da entida­de, Flávio Leitão. A iniciativa é do conselho e tem o apoio do Observatório do Livro.

Números da violência contra idosos
As denúncias de violência contra pessoas idosas repre­sentavam, em 2019, trinta por cento do total dos casos de violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, disponibilizado pelo governo federal, o que somava em torno de 48,5 mil registros. Em 2018, o serviço recebeu 37,4 mil denúncias de crimes contra idosos.

Em 15 de junho foi Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. No fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o núme­ro observado em 2019 aumen­tou 53%, passando para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registra mais de 33,6 mil casos de violações de direitos huma­nos contra o idoso no Brasil.

Apesar de o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, garantir direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, com frequ­ência se tem notícia de quebra ou não do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à edu­cação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convi­vência familiar e comunitária.

Muitos idosos não denun­ciam a violência sofrida por medo ou por vergonha, uma vez que, na maioria das vezes, as agressões ocorrem já há bastante tempo e dentro do próprio domicílio. Por isso, o número de denúncias feitas por meio do Disque 100 não corresponde inteiramente à verdade – é subnotificado.

Em 2019, os idosos soma­vam 32,9 milhões de pesso­as, seis milhões a mais que as crianças de até 9 anos de ida­de (26,9 milhões). Naquele ano, os idosos representavam 15,7% da população, enquanto as crianças até 9 anos de idade respondiam por 12,8%.

A primeira vez que o nú­mero de idosos superou o de crianças foi em 2014: 13,5% da população tinham menos de 9 anos de idade, enquanto 13,6% tinham mais de 60 anos. A partir daí, a diferença foi se acentuando. A estimativa do IBGE é que, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos de idade.

Postagens relacionadas

Bairro Cristo Redentor deve ficar sem água até amanhã

Redação 2

PUBLICIDADE: Oportunidade Clínica CEOSP

Redação 1

Toffoli homologa desistência de habeas corpus de João de Deus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com