Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Conppac tomba a primeira árvore

O Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conp­pac) fez o primeiro tombamen­to de uma árvore em Ribeirão Preto. A gameleira, do gênero Ficus, está plantada no cruza­mento da avenida Indepen­dência com a rua Bernardino de Campos, próximo ao túnel que está sendo construído sob a antiga praça Salvador Spadoni, na avenida Nove de Julho, que interligará a Independência à Presidente Vargas.

A resolução determinando o tombamento foi publicada no Diário Oficial do Muni­cípio (DOM) de sexta-feira, 24 de março. A decisão dos conselheiros foi aprovada em reunião plenária realizada no dia 21. Segundo o presidente do Conppac, Lucas Gabriel Pe­reira, o tombamento atende a pedido da sociedade civil e de moradores do entorno, princi­palmente do Edifício Mônica, que fica no local.

“Far-se-á a proteção para preservação do direito à me­mória e à história do referido bem”, diz parte da justificativa da resolução. O próximo passo do tombamento será a comuni­cação da decisão à Secretaria da Cultura e do Turismo para evi­tar que a árvore seja danificada durante as obras do túnel.

Também será realizada reu­nião com os moradores para ouvi-los sobre o assunto e fa­zer o tombamento definitivo da árvore. O procedimento foi baseado no artigo 70 do Código Florestal Brasileiro que permite declarar qualquer árvore imu­ne de corte, por motivo de sua localização, raridade, beleza ou condição de porta sementes.

A gameleira designa diver­sas árvores da família das morá­ceas, especialmente as do gêne­ro Ficus, com madeira utilizada para a confecção de gamelas e objetos domésticos. Além dis­so, pode remeter mais especifi­camente a várias espécies.

A lista traz coajinguva (Fi­cus insipida), gameleira-branca (Ficus doliaria) e clusia bur­chellii, da família das gutíferas, nativa do Brasil, principalmen­te do Estado do Maranhão, no Nordeste, de folhas coriáceas, flores róseas, em cimeiras e drupas piriformes.

Postagens relacionadas

Gilmar diz que ‘virou uma grande confusão’

Redação 1

GCM pode voltar a multar  

William Teodoro

Sevandija – Juiz também bloqueia bens de réus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com