Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Conppac de RP descarta tombar Educandário 

Por oito votos contra e seis a favor, tombamento da Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira foi rejeitado  

Segundo laudo da historiadora Juliana Emília Dominato Martins com fotos de Max Gallão Mesquita, o local, principalmente a capela, precisa de preservação (Max Gallão Mesquita)

O Conselho de Preservação do Patrimônio e Cultural (Conppac) de Ribeirão Preto rejeitou, nesta quinta-feira, 20 de junho, o tombamento da Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira como patrimônio histórico e cultural da cidade. Em sessão extraordinária, o colegiado negou o pedido se seu presidente, ao advogado Lucas Gabriel Pereira, por oito votos contrários e seis favoráveis.  
 
O motivo da rejeição foi justificado pelos conselheiros contrários, como falta de clareza em relação à extensão da área – total de imóveis do local a ser tombada. Agora, o projeto seguirá para estudos mais detalhados e, segundo o presidente, deverá ser colocado novamente em votação no futuro.  
 
Localizada na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, Zona Norte da cidade, conta com prédios construídos na década de 1940 e em um deles está o colégio denominado “Camilo de Mattos”. São atendidas crianças desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.  
 
Possui também outros imóveis, como quadra poliesportiva e uma capela cercada por árvores de várias espécies. Segundo laudo da historiadora Juliana Emília Dominato Martins com fotos do fotógrafo Max Gallão Mesquita, o local, principalmente a capela, precisa de preservação.  
 
O parecer foi elaborado por solicitação do presidente do Conppac. Ao longo dos mais de 80 anos, a Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira atendeu e continua atendendo a centenas de crianças no âmbito social e educacional, com um projeto que visa prepará-las para um futuro promissor.  
 
Fundado em 13 de maio de 1938, poucos meses antes da morte do patrono Quito Junqueira, o Abrigo de Menores de Ribeirão Preto – Educandário Coronel Quito Junqueira – surgiu com o objetivo de acolher crianças e adolescentes de famílias de baixa renda com atendimento em saúde, educação, alimentação e moradia. 
 
Em 8 de setembro de 1944, a entidade foi transformada em fundação e passou a denominar-se Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira. Até 1997, os educandos – crianças de famílias de baixa renda do sexo masculino – eram admitidos na faixa etária de seis a nove anos de idade e podiam permanecer na instituição em regime de internato até atingirem sua maioridade. Todos os educandos cursavam da 1ª a 4ª séries na própria instituição e, a partir daí, frequentavam as escolas públicas estaduais. 
 
A partir de 1998, com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90), a fundação passou por mudanças para se adequar a nova legislação. Além do fim do regime de internato, o Educandário passou a atender crianças de ambos os sexos em regime aberto.  
 
Na época, o Colégio Camillo de Mattos, que era estadual, passou a ser mantido e administrado pela Fundação Educandário e não mais pelo go­verno de São Paulo, atendendo da pré-escola à 4ª série. Além do poder econômico que o casal exerceu na história do município, a filantropia e a caridade também se tornaram algo presente na vida dos Junqueira.  
 
Grandes detentores da boa vontade, atuaram significativamente no âmbito social e cultural de Ribeirão Preto. Atualmente a Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira é um importante centro de educação social, não somente como local de estudo, mas também como mantenedora de uma importante biblioteca na região Central da cidade e de uma escola de educação infantil no Jardim Cristo Redentor, Zona Norte da cidade. 
 

Postagens relacionadas

Obra em ponte do Royal Parque deve durar quatro meses

William Teodoro

Ex-vereador vai para Tremembé

Redação 1

Covid-19 ameaça eleições de 2020

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com