Acontece nesta segunda-feira, 15 de abril, a posse de 21 integrantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) para o biênio 2024–2026. A eleição ocorreu em 1º de março. Já os representantes do governo foram indicados pela prefeitura de Ribeirão Preto.
A cerimônia será realizada no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura, às 15 horas. Será conduzida pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Após a posse dos 21 conselheiros ocorrerá a votação que definirá o novo presidente do colegiado.
O atual presidente, Lucas Gabriel Pereira, é candidato à reeleição. O conselho tem caráter consultivo e deliberativo e é composto de 21 cadeiras, divididas em forma tripartite, com representantes do poder público, da sociedade civil indicada e eletiva.
É parte integrante do Sistema Municipal de Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (lei número 2.799/2016) e vinculado à Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. A sociedade civil conta com um representante titular e um suplente de cada uma das áreas.
São elas 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB Ribeirão Preto), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA/SP) e Instituto de Arquitetos do Brasil – Núcleo Ribeirão Preto.
As demais envolvem o conjunto das academias ligadas aos sistemas culturais de Ribeirão Preto – de Letras, por exemplo –,das instituições de ensino superior instaladas no município com atuação na área de patrimônio cultural e associações nas áreas de ciências humanas e sociais.