Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Congresso estadual retorna a RP

Entre esta terça (9) e quinta­-feira, 11 de maio, Ribeirão Pre­to será o centro das decisões po­líticas no Estado de São Paulo. A cidade vai sediar o 65º Congres­so Estadual de Municípios. Pro­movido pela Associação Paulista de Municípios (APM), o evento reunirá cerca de quatro mil ges­tores públicos municipais, es­taduais e federais para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades. No ano passado, o evento foi realizado no municí­pio de Campos do Jordão.

O evento retornará a Ribei­rão Preto 42 anos depois. A úl­tima vez que a cidade sediou o congresso foi em 1981, durante a gestão do então prefeito An­tônio Duarte Nogueira, pai do atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB), então a 25ª edição. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai participar da abertura, às onze horas.

O titular da pasta estadual de Governo e de Relações Insti­tucionais, Gilberto Kassab, deve acompanhar o governador, além de outros secretários. Já o vice­-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará presente no encer­ramento, no Taiwan Centro de Eventos. O presidente do Tribu­nal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Beraldo, também foi convidado.

As inscrições gratuitas para o 65º CEM estão abertas e po­dem ser realizadas pelo site www.apaulista.org.br, onde também está disponível a pro­gramação completa do congres­so. “Além de grande significado, este evento será de grande im­portância para debater soluções políticas e administrativas às ci­dades”, afirma o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Este ano o tema do encon­tro será “Município Forte. País Desenvolvido” e contará com palestrantes de alto nível em uma programação abrangen­te que abordará temas como a nova Lei de Licitações e Con­tratos, reforma tributária, ob­jetivos de desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e inteligência artificial, parce­rias público-privadas (PPPs), desenvolvimento social e inclu­são, cidades resilientes e outros.

Além disso, serão realizados debates setorizados em duas Arenas, que abordarão temas como aprimoramento das fer­ramentas de arrecadação e in­teligência fiscal, participação das mulheres na política, saúde, educação, turismo e outras. Nas arenas, também serão destaca­das as boas práticas municipais, tanto nas prefeituras quanto nas Câmaras Municipais.

O governador Tarcísio de Freitas confirmou ao prefeito Duarte Nogueira que vai participar da abertura do Congresso Estadual de Municípios

A APM também apresen­tará os cursos de formação que serão oferecidos mensalmente pela entidade no decorrer de 2023 para os gestores muni­cipais, com os maiores espe­cialistas do país. No espaço, também será possível fazer consultas sobre a avaliação das finanças municipais e verificar perdas de receita.

O congresso contará ainda com um espaço de feira e ex­posições, onde serão apresen­tados produtos e soluções de interesse dos municípios, como equipamentos de saúde e segu­rança, tecnologias para melho­rar a gestão pública, soluções de transporte e mobilidade urbana, entre outros.

Premiação
Outra novidade deste ano é a criação do Prêmio Fran­co Montoro, que premiará os cinco municípios paulistas com melhor pontuação num ranking próprio, que conside­ra os aspectos Sociais, Fiscais e de Gestão, com base nos dados públicos ofertados.

O prêmio será entregue às 15 prefeituras melhores classifi­cadas nestes quesitos, de acordo com os resultados fiscais ofi­ciais declarados pelas próprias administrações muinicipais à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2021.

A análise das contas foi reali­zada em 612 dos 645 municípios paulistas que enviaram todos os dados ao sistema público até o dia 27 de abril de 2023. A APM contratou um sistema de análi­se já consagrado para definir o prêmio e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

Segundo o presidente da APM, Fred Guidoni, o congresso é uma oportunidade única para os gestores públicos municipais, secretários e técnicos aprimora­rem seus conhecimentos e forta­lecerem o protagonismo da ad­ministração pública municipal.

A Associação Paulista de Municípios é uma das mais an­tigas associações de represen­tação dos municípios, criada em 1948. As inscrições gratui­tas para o 65º Congresso Es­tadual de Municípios podem ser realizadas pelo site www. apaulista.org.br, onde também está disponível a programação completa do evento.

Congresso vai debater segurança nas escolas
A onda de violência e ataques a escolas de todo o país tem preocupado pais, pro­fessores e gestores públicos. Para discutir esse problema, o papel dos profissionais de educação e estratégias de segurança no ambiente escolar, o 65º Congresso Es­tadual de Municípios (CEM) contará com um painel, nesta quarta-feira, 10 de maio, a partir das onze horas, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto.

A atividade faz parte da programação principal do evento. Foram convidadas autoridades das esferas federal e esta­dual, além de especialistas em Educação e Segurança Pública, como a consultora da área de Educação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mariza Abreu, e representantes de entidades como a Fundação Desenvolvimento para a Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime).

De acordo com o Ministério da Educação, perseverança, colaboração, autocontrole, curiosidade, otimismo e confiança são exemplos de competências socioemo­cionais que devem ser trabalhadas no ambiente escolar, a fim de estimular o desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem. A diretora pedagógica da plataforma Lekto, Beatriz Ferraz, é outra painelista confirmada.

O programa educacional que ela repre­senta gerencia atividades e conteúdos embarcados, com o objetivo de facilitar o planejamento das aulas, a mediação das atividades em sala, a avaliação das habi­lidades e o acompanhamento do desem­penho. “Apoiamos o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico voltado para a ética da dignidade humana, partindo de valores de uma sociedade justa, democrática, inclusiva e que preserva a natureza”, afirma.

Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) participará do Congresso Estadual de Municípios com o estan­de Cidade Empreendedora, espaço destinado à promoção de relaciona­mento institucional e, especialmente, à disseminação de temas e cases de políticas públicas de suporte e incentivo ao empreendedorismo, sob a luz das estratégias encampadas pela instituição.

Ao longo dos três dias de evento, o Se­brae-SP oferecerá uma programação es­pecial, apresentando conteúdos técnicos por especialistas e gestores públicos que são referência em temáticas diversas, como: cidades inteligentes, educação empreendedora, desburocratização, economia criativa, agricultura familiar, dentre outras.

Serviço
Evento: 65° Congresso Estadual de Municípios
Quando: de 9 a 11 de maio de 2023
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: avenida Doutor Francisco Gugliano nº 2.710, Royal Park

Postagens relacionadas

Dupla é presa com moto furtada

William Teodoro

Projeto fecha o cerco contra comissionados

Redação 1

Pacote do PAC pode custar R$ 141,71 mi

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com