Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Confira os filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer ao Oscar 

"Retratos Fantasmas", novo filme de Kleber Mendonça Filho, é um dos indicados (Divulgação)

Na última terça-feira (5), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais revelou quais são os seis filmes pré-selecionados para concorrer à categoria de Melhor Filme Internacional na premiação do Oscar em 2024. 

Entre os destaques, estão os longas Nosso Sonho – A história de Claudinho e Buchecha, cinebiografia da famosa dupla de funk brasileira, e Retratos Fantasmas, documentário de Kleber Mendonça Filho que chegou aos cinemas nacionais no fim de agosto. 

 Foram 28 longas-metragens inscritos e considerados aptos a concorrer à vaga. De acordo com a organização, a eleição é realizada em dois turnos por uma comissão de seleção e o escolhido entre os pré-selecionados será revelado no dia 12 de setembro. A comissão de seleção é composta por 25 membros titulares, eleitos em votação entre os sócios (as). 

 Em abril, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que a data da 96ª edição do Oscar será 10 de março de 2024, novamente no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

 O Brasil no Oscar 

O cinema brasileiro já foi indicado em oito edições do Oscar. A primeira vez aconteceu em 1963, com O Pagador de Promessas. Na categoria de Melhor Filme Internacional ou Estrangeiro, foram outras três: O Quatrilho, em 1996, O Que É Isso, Companheiro?, em 1998, e Central do Brasil, em 1999. 

 Naquele ano, Fernanda Montenegro recebeu uma indicação à categoria de Melhor Atriz pelo filme de Walter Salles, mas perdeu para Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado). 

 Em 2001, Uma História de Futebol recebeu indicação na categoria Melhor Curta-metragem em Live-action e, em 2004, Cidade de Deus, foi indicado a quatro categorias: Melhor Diretor com Fernando Meirelles, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. 

 Já em 2016, O Menino e o Mundo recebeu indicação de Melhor Filme de Animação e em 2020, Democracia em Vertigem, concorreu para Melhor Documentário. 

 Confira todos os pré-selecionados: 

Estranho Caminho. Direção: Guto Parente. Produção: Tardo Filmes 

Noites Alienígenas. Direção: Sergio Carvalho. Produção: Saci Filmes 

Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha. Direção: Eduardo Albergaria. Produção: Urca Filmes 

Pedágio. Direção: Carolina Markowicz. Produção: Biônica Filmes 

Retratos Fantasmas. Direção: Kleber Mendonça Filho. Produção: Cinemascópio Produções 

Urubus. Direção: Claudio Borrelli. Produção: Killers Filmes 

 

 

 

Postagens relacionadas

Agendamento de vacinação contra Covid em motoristas do transporte coletivo público municipal – 1ª dose será aberto nesta terça-feira, dia 25 de maio

Redação 1

Conta de água vai subir 4% amanhã

Redação 1

DISE estoura “laboratório” de drogas no assentamento Sem-Terra ‘Mário Lago’

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com