João Camargo
Diante do decreto de calamidade pública e isolamento social enfrentado por todo o mundo, por conta da covid-19, alguns serviços voltados para a população sofreram mudanças e adequações. Pensando nisso, o Jornal Tribuna entrou em contato com alguns desses serviços e destacou quais foram as alterações no funcionamento de cada um. Confira:
Detran
Com os atendimentos presenciais suspensos até o dia 31 de maio por conta do coronavírus, o Detran está realizando serviços on-line pelo site (www.detran.sp.gov.br). Além disso, informa-se que a partir deste mês de maio, o licenciamento é totalmente digital no Estado de São Paulo.
Pelo site, o cidadão pode realizar mais de 40 serviços de trânsito on-line, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (emissão de certidão de pontos, de histórico da CNH, solicitação de 2ª via e CNH definitiva), veículos (licenciamento, certidão negativa e positiva de propriedade, consulta de endereço cadastrado, pesquisa de débitos e restrições com dados de vistoria como quilometragem e fotos), infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros.
Outra opção é utilizar os serviços pelos aplicativos gratuitos, que estão disponíveis para tablets e smarthphones. Neles, é possível solicitar 2ª via da CNH, acompanhar a emissão do documento, indicar real condutor de multas Detran, consultar multas detalhadas do próprio veículo, treinar para a prova teórica, além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.
Poupatempo
Atendendo ao decreto estadual que reconhece situação de calamidade pública, as unidades do Poupatempo em todo o Estado foram fechadas no final de março, como parte das ações de enfrentamento à covid-19.
Por conta disso, os cidadãos possuem acesso aos serviços públicos por meio do portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital, sem sair de casa, além de contarem com o atendimento personalizado realizado pela equipe do Fale Conosco, que pode ser acessada on-line ou pelo número 0300 847 1998 (para ligações feitar por telefones fixos do interior e litoral) ou 11 4135-9700 (para ligações de celulares de todas as cidades do Estado).
De acordo com o Poupatempo, a versão digital facilita a vida do usuário ao reunir serviços de outros órgãos, sem precisar buscar outros canais.
“Intuitivo e fácil de usar, o Poupatempo Digital é o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, autenticador desenvolvido pela Prodesp para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para acessar serviços do Estado. Ou seja, quem já tem cadastro no portal do Poupatempo, pode usar o mesmo login e senha para entrar no app. Para baixar, é só entrar na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por ‘Poupatempo Digital’”, informou o serviço por meio de nota.
Pelo aplicativo, o cidadão ainda encontra outras 23 opções exclusivas, como a solicitação de segunda via e renovação de CNH, Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos (CRLV), acordo da CDHU, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho e situação da qualidade do ar, por exemplo.
Além disso, ressalta-se que, quem preferir, também pode usar os 40 serviços que estão no portal, como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.
CPFL
Por se tratar de prestadoras de serviços essenciais à população, as distribuidoras do grupo CPFL Energia mantiveram suas operações normalmente após aplicação de novas medidas de segurança e cuidados especiais.
Foram feitas mudanças nas escalas de trabalho dos colaboradores de campo, inclusive com adequação de prédios que não estavam sendo utilizados para alojar as equipes de campo possibilitando assim maior separação do plantel técnico, para diminuir a aglomeração nas trocas de turno, por exemplo, em casos de trabalho presencial. Já para os colaboradores que desenvolvem atividades administrativas, a CPFL realizou adequação em suas plataformas de TI e implementamos o home office.
Com o fechamento das agências de atendimento presencial, a empresa vem priorizando o atendimento de todos os serviços ao cliente por meio de seus canais digitais: o app para smartphones “CPFL Energia”, o site www.cpfl.com.br e o telefone 0800 010 1010. Mais de 30 tipos de serviços podem ser solicitados por meio desses canais, sem a necessidade de o cliente sair de casa.
Além disso, desde o dia 12 de maio, todos os clientes da CPFL Paulista podem acessar app da companhia sem gastar seu pacote de dados. O benefício, válido para todas as operadoras de telefonia Claro, Vivo, Oi e Tim, tem como objetivo facilitar o uso da tecnologia pelos clientes principalmente durante esse momento de isolamento social.
A CPFL disponibilizou também facilidades de pagamento para contribuir com o cliente neste período, tais como pagamento da conta via cartão de crédito, parcelamento das contas em atraso, além de oferecer a opção de pagamento em domicílio via cartão de débito em algumas cidades da área de concessão. A CPFL também aplicou todas as medidas previstas pela Aneel, tais como suspensão dos cortes e desconto aos clientes da Tarifa Social.
Transporte público
Por conta da situação enfrentada, a assessoria da Consórcio PróUrbano em Ribeirão Preto informou que o funcionamento do transporte coletivo continua na cidade, porém, a operação está com horários reduzidos, mas sem prejuízo para a população.
O Consórcio relatou também que houve uma queda no número de passageiros de quase 70%, sendo que a redução da operação foi de, somente, 30%. Diante disso, o serviço do PróUrbano foi drasticamente afetado pela covid-19.
Para aqueles que precisam entrar em contato com o PróUrbano ou conferir algum itinerário, o usuário pode acessar o site www.ritmoribeirao. com.br ou ligar no número 0800 77 10 118.