O gato saiu…
O clima é de guerra entre o funcionalismo público de Ribeirão Preto. Ninguém está perdoando nada. Ainda mais na Secretaria da Administração, onde o Secretário Ângelo Pessini faz questão de controlar até os cafezinhos e as lâmpadas acesas das demais Secretarias co-irmãs e, com isso, óbvio, os Secretários. Com carta branca do Nogueira, porém, ninguém reclama. Publicamente…
Internamente…
O clima não é diferente. O tenaz Angelo afastou-se dos funcionários de carreira, cercou-se de pessoas novas e a estas deu voz e poderes. Criou, claro, um clima hostil que até então, parecia não preocupar… exceto quando começa a atrapalhar a própria rotina do órgão que é um dos cernes do Governo.
Problemas pessoais
Acontece que – como todo servidor – Angelo tirou, no início desse ano, suas merecidas férias e designou como interina, sua assistente Marine Vasconcelos. Ela, por sua vez, parece que estendeu um pouco as comemorações do Natal e pouco ou quase nada apareceu na Secretaria nos dias de “janela” até o Ano Novo. Aí começou o ano e também nada. Por e-mail, a Dra. Marine justificou “problemas pessoais”, que estava de corpo ausente porque estaria cuidando da mãe doente. Coube ao setor de comunicação da Prefeitura emitir nota dizendo que “mesmo trabalhando remotamente, a servidora terá descontado os dias em que esteve ausente do local de trabalho”. Desgaste desnecessário.