Fiscais da Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) flagraram, apenas em janeiro, dez ligações clandestinas de água em áreas verdes de condomínios na Zona Sul da cidade. Nesses locais foram identificados pontos de água não hidrometrados, incluindo sete torneiras e três bebedouros.
A média chega a uma ocorrência a cada 74 horas. A Saerp cortou as conexões irregulares e os responsáveis foram notificados para regularizar a situação. O caso resultou em multas para os condomínios envolvidos no valor de mais de R$ 10 mil.
Somente no mês de janeiro deste ano, as equipes de fiscalização da Saerp fizeram 114 autuações em toda a cidade, uma a cada seis horas e meia. Entre as situações mais frequentes registradas no período estão 61 casos referentes às notificações não cumpridas que agora resultaram em multa.
Também foram identificadas 39 situações de adulteração para prejudicar o funcionamento do hidrômetro. A Saerp reforça que ações como essa prejudicam o fornecimento e a gestão de recursos hídricos.
Em caso de suspeita de qualquer adulteração nas redes de água ou esgoto, o munícipe pode denunciar de forma anônima na central de atendimento da Secretaria, pelo telefone 0800 115 0115, que funciona 24 horas.