A ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto realizou na noite de sexta-feira, 30 de junho, no palco do Teatro Municipal, a 12ª edição do concurso “Miss e Mister LGBTQIAP+ 2023”, uma das principais atividades que integram a 19ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e conta com o apoio da prefeitura, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Casa Civil.
Uma das finalidades do evento é dar visibilidade às pessoas LGBTs, no combate ao preconceito e na desconstrução de referências que são impostas diariamente, como padrões heteronormativos e de beleza. O concurso integra o calendário da Parada do Orgulho LGBTQIAP+, programada para acontecer no dia 20 de agosto.
“O concurso Miss e Mister LGBT, assim como a Parada, são ações muito necessárias, pois promovem a visibilidade e o respeito à diversidade. Nossa pasta faz questão de compor este calendário e lutar contra toda forma de preconceito”, destacou o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.
“Nosso concurso foi um sucesso pela participação dos 12 inscritos, a presença de um júri qualificado e em sintonia com a luta LGBT e, principalmente, ao grande apoio que recebemos da prefeitura. A luta contra toda forma de preconceito interessa toda sociedade”, explica Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris.
Os jurados elegeram como Miss Gay Leona Albuquerque e para Mister Gay Vinícius Camolezzi. Elisa Alves é a Miss Mulher Trans. Thais Araújo é a Miss Lésbica e a Miss Mulher Trans Plus Size é Aieska Mariane. A organização do evento pediu doação de um quilo de alimento não perecível. No dia seguinte ao concurso, esses alimentos foram transformados em cestas básicas para atender o público que procura a ONG Arco-Íris.