Tribuna Ribeirão
Artigos

Concurso dos Correios é importante, mas não suficiente! 

Oseias Vieira *

As inscrições para o novo concurso dos Correios foram iniciadas nesta quinta-feira. No total, serão 3511 vagas imediatas. Mas esse número está longe de ser suficiente. 

As mais de 3 mil vagas de nível médio e superior são para várias áreas, e contam com salários iniciais de até R$ 6,8 mil e jornada de trabalho de 44 horas semanais. Porém, o Sintect-RPO é crítico em relação ao número de vagas.

Cerca de 3 mil trabalhadores se inscreveram para sair da empresa, através do Plano de Demissão Voluntária – PDV. Portanto, a quantidade de vagas proposta pelo concurso deveria ser muito maior, para minimamente repor as vagas e dar condições de voltarmos a prestar um serviço de alta qualidade que é o que a população merece.

Em função disso, o nosso sindicato seguirá lutando para que tenhamos o maior número de contratados através do cadastro de reserva, pois da forma que está, a empresa “enxuga gelo” ao invés de resolver de fato os problemas dos Correios.

Conforme o edital e a contratação mínima prevista, resta aos sindicatos em todo o Brasil continuar lutando, pois em alguns lugares o número de contratados sequer supre o pessoal que saiu da empresa através do PDV.

Sobre o concurso, para as vagas de nível superior, as especialidades são para advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. Segundo a estatal, 30% das vagas serão reservadas para pessoas negras e indígenas, além de 10% para pessoas com deficiência. A empresa oferece benefícios como vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1,4 mil, vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio-babá, além da possibilidade de adesão ao plano de saúde e à previdência complementar.

As inscrições devem ser feitas pela internet até às 23h do dia 28 de outubro. Os interessados em prestar o concurso devem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), no endereço: https://www.ibfc.org.br/menus/home.html

Seguiremos lutando por um Correios público e de qualidade e não aceitaremos contratação em número insuficiente de trabalhadores. É preciso mais, e lutaremos por isso!

Conte sempre com sua família Sintect-RPO.

* Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios na Região de Ribeirão Preto 

 

Postagens relacionadas

Novos horizontes pós-pandemia na área do Ensino Superior

Redação 1

E a palhaçada continua

William Teodoro

Encolher ou fortalecer o Estado?

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com