O concerto coral-sinfônico com as crianças do Projeto USP-Música-Criança, de seu polo em São Joaquim da Barra, sediado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau e contemplado pelo Edital Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (USP), será realizado neste domingo, 30 de junho, às 18 horas, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, com entrada franca.
Neste domingo, por iniciativa do professor doutor Edmund Chada Baracat, pró-reitor de Graduação da USP, e da professora doutora Maria Vitória Lopes Badra Bentley, pró-reitora adjunta de Graduação da USP, o 5º Congresso de Graduação da USP será abrilhantado com o concerto coral-sinfônico das crianças do projeto.
Contando com o mecenato de Carlos Alberto Nicolau, tem o professor doutor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi como seu responsável acadêmico. O concerto gratuito é aberto ao público em geral e será realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, sob regência do maestro Lincoln Reuel Mendes.
Serão 100 crianças no palco, entre coralistas e instrumentistas, com idade entre oito e 17 anos, apresentando repertório pedagógico dinâmico, de acordo com o nível técnico dos alunos, para demonstrar as habilidades aprendidas durante o curso. No repertório, obras de Heitor VillaLobos (1887-1959), Baden Powell (1937-2000) e Vinícius de Moraes (1913- 1980), Georg Friedrich Händel (1685-1759), entre outros.
O USP-Música-Criança é um projeto de iniciação e formação musical, desenvolvido com a participação direta de alunos de graduação, integrados com professores, funcionários, demais alunos de pós-graduação, bem como pesquisadores pós-doc da USP.
Pretende viabilizar a melhoria na qualidade de vida de crianças, social e economicamente desfavorecidas, no intuito de proporcionar a elas um caminho profissional na música, abrangendo a formação de instrumentistas, cantores, futuros professores de música ou mesmo apreciadores com espírito crítico.
Importante também que por meio do projeto haja oportunidades de acesso aos conhecimentos multidisciplinares da música e de outras artes, sempre concebidas em seus sentidos mais abrangentes (incluindo-se ciências da natureza e estudos culturais), em contextos naturalmente internacionalizados.
Por meio de convênio acadêmico entre a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FFCLRP-USP) e a Casa do Menor Santa Lúcia, o projeto atende 180 alunos desde 2016 em São Joaquim da Barra, com doze professores nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba, piano e coral. Já o polo em Ribeirão Preto, recém-iniciado, atua nos centros de saúde Jamil Cury e Vila Lobato, com cinco alunos de graduação da USP, bolsistas pelo Edital Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação (PRG-USP).