Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto vai abrir evento na USP

O concerto coral-sinfôni­co com as crianças do Projeto USP-Música-Criança, de seu polo em São Joaquim da Bar­ra, sediado no Centro Cul­tural Carlos Alberto Nicolau e contemplado pelo Edital Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Pau­lo (USP), será realizado neste domingo, 30 de junho, às 18 horas, no Auditório da Facul­dade de Direito de Ribeirão Preto, com entrada franca.

Neste domingo, por ini­ciativa do professor doutor Edmund Chada Baracat, pró-reitor de Graduação da USP, e da professora doutora Maria Vitória Lopes Badra Bentley, pró-reitora adjunta de Graduação da USP, o 5º Congresso de Graduação da USP será abrilhantado com o concerto coral-sinfônico das crianças do projeto.

Contando com o mecena­to de Carlos Alberto Nicolau, tem o professor doutor e ma­estro Rubens Russomanno Ricciardi como seu respon­sável acadêmico. O concerto gratuito é aberto ao público em geral e será realizado no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, sob regência do maestro Lincoln Reuel Mendes.

Serão 100 crianças no pal­co, entre coralistas e instru­mentistas, com idade entre oito e 17 anos, apresentando repertório pedagógico dinâ­mico, de acordo com o ní­vel técnico dos alunos, para demonstrar as habilidades aprendidas durante o curso. No repertório, obras de Hei­tor VillaLobos (1887-1959), Baden Powell (1937-2000) e Vinícius de Moraes (1913- 1980), Georg Friedrich Hän­del (1685-1759), entre outros.

O USP-Música-Criança é um projeto de iniciação e formação musical, desenvol­vido com a participação di­reta de alunos de graduação, integrados com professores, funcionários, demais alunos de pós-graduação, bem como pesquisadores pós-doc da USP.

Pretende viabilizar a me­lhoria na qualidade de vida de crianças, social e economi­camente desfavorecidas, no intuito de proporcionar a elas um caminho profissional na música, abrangendo a forma­ção de instrumentistas, canto­res, futuros professores de mú­sica ou mesmo apreciadores com espírito crítico.

Importante também que por meio do projeto haja oportunidades de acesso aos conhecimentos multidiscipli­nares da música e de outras artes, sempre concebidas em seus sentidos mais abrangentes (incluindo-se ciências da na­tureza e estudos culturais), em contextos naturalmente inter­nacionalizados.

Por meio de convênio aca­dêmico entre a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (FF­CLRP-USP) e a Casa do Menor Santa Lúcia, o projeto atende 180 alunos desde 2016 em São Joaquim da Barra, com doze professores nos cursos de vio­lino, viola, violoncelo, contra­baixo, flauta, clarinete, saxofo­ne, trompete, trombone, tuba, piano e coral. Já o polo em Ri­beirão Preto, recém-iniciado, atua nos centros de saúde Jamil Cury e Vila Lobato, com cinco alunos de graduação da USP, bolsistas pelo Edital Aprender na Comunidade, da Pró-Reito­ria de Graduação (PRG-USP).

Postagens relacionadas

Vem aí o Festival Forró da Lua Cheia

Redação 1

Taís Araujo lembra de pressão por nudez em ‘Xica da Silva’: ‘Eram coisas medonhas’

William Teodoro

Carnaval 2020: em SP, temas de blocos incluem k-pop e cultura judaica

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com