Tribuna Ribeirão
Cultura

CONCERTO – Soprano e grupo no Santarosa

A soprano Yuka de Almei­da Prado e o grupo Fratres Cello Ensemble estarão nesta sexta-feira, 10 de novembro, no Teatro Santarosa, no bair­ro City Ribeirão, em Ribeirão Preto, para celebrar um ano de muito trabalho e conquis­tas. A consagrada cantora apresentará as “Bachianas Bra­sileiras nº 5”, de Heitor Villa Lobos (1887-1959).

O grupo vai retornar ao pal­co que o recebeu pela primeira vez. Os violoncelistas vão apre­sentar o melhor de sua produ­ção em 2017, com repertório renovado, contendo obras es­critas originalmente para esta formação, além de composi­ções dos próprios integrantes.

Yuka de Almeida Prado é, desde 2005, professora de canto do Departamento de Música e Pesquisadora do Nú­cleo de Apoio em Ciências da Performance em Música da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras de Ribeirão Preto da Universidade e São Paulo (FFCLRP/USP). É graduada em canto pela Faculdade de Música Kunitachi (Kunitachi Ongaku Daigaku) e especialis­ta no Centro de Pesquisas de Canções Japonesas e Francesas (Nichifutsu Kenkyujo), ambos em Tóquio.

Concluiu o mestrado “O crepúsculo na canção ‘Aka­tonbo’ de Kosaku Yamada” e “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Heitor Villa-Lobos, e o doutorado “A poética japone­sa na canção brasileira” na Es­cola de Comunicação e Artes (ECA/USP).

Como camerista, apresen­ta amplo repertório da canção brasileira e japonesa, assim como as primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos, tanto no Bra­sil como nos Estados Unidos.

É membro do Ensemble Mentemanuque, com apre­sentações no Brasil, na Suíça e na Alemanha. Já apresentou trabalhos em congressos sobre performance vocal em Portu­gal, Cingapura, Canadá, Tur­quia, Áustria e Japão.

Com fluência em portu­guês, inglês e japonês, ministra aulas e conferências de âmbito internacional. Recentemente, foi convidada pela professo­ra argentina Marina Cañardo para participar de uma aula e um ensaio aberto ao público na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Ai­res (UBA).

O Fratres Cello Ensemble conta atualmente com 18 in­tegrantes, todos pertencentes ao curso de bacharel em vio­loncelo da FFCLRP/USP, sob a orientação do professor An­dré Luís Giovanini Micheletti. Formado em junho de 2016, o grupo foi contemplado para se apresentar em um festival de música brasileira chamado “Fiato Al Brasile”, na cidade de Faenza, região da Emília­-Romanha, Itália, em fevereiro.

Entre o final de julho e co­meço de agosto, participou da sexta edição do “Festival Fia­to al Brasile – Alma em dois continentes”, que celebrou a música erudita com convi­dados internacionais, con­certos e conferência gratuitos e abertos à população. Na abertura, o Fratres Cello Ensemble su­biu ao palco com a soprano Yuka Al­meida Prado

Sem se prender a preconceitos, o Fratres Cello En­semble explora obras compostas para esta forma­ção, além de fazer releituras de pe­ças consagradas, adaptando-as para o conjunto. A apresenta­ção no Teatro Santarosa será às 20h30 desta sexta-feira, 10 de novembro. O espaço cultural fica na praça Rotary Club nº 325, City Ribeirão, em Ribei­rão Preto. O local tem capaci­dade para 200 pessoas. O tele­fone para mais informações é o (16) 3916-1350.

Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 – para compra ante­cipada ou meia-entrada para estudantes e professores de escolas públicas e particulares (mediante apresentação de documento comprobatório como carteirinha da institui­ção, boleto de mensalidade ou holerite), aposentados (com documento específico) e ido­sos acima de 60 anos (com cé­dula de identidade, o RG).

Postagens relacionadas

Sessão pipoca – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

‘Nomadland’ vence como melhor filme

William Teodoro

Grupo vai levar música a igrejas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com