A soprano Yuka de Almeida Prado e o grupo Fratres Cello Ensemble estarão nesta sexta-feira, 10 de novembro, no Teatro Santarosa, no bairro City Ribeirão, em Ribeirão Preto, para celebrar um ano de muito trabalho e conquistas. A consagrada cantora apresentará as “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Heitor Villa Lobos (1887-1959).
O grupo vai retornar ao palco que o recebeu pela primeira vez. Os violoncelistas vão apresentar o melhor de sua produção em 2017, com repertório renovado, contendo obras escritas originalmente para esta formação, além de composições dos próprios integrantes.
Yuka de Almeida Prado é, desde 2005, professora de canto do Departamento de Música e Pesquisadora do Núcleo de Apoio em Ciências da Performance em Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade e São Paulo (FFCLRP/USP). É graduada em canto pela Faculdade de Música Kunitachi (Kunitachi Ongaku Daigaku) e especialista no Centro de Pesquisas de Canções Japonesas e Francesas (Nichifutsu Kenkyujo), ambos em Tóquio.
Concluiu o mestrado “O crepúsculo na canção ‘Akatonbo’ de Kosaku Yamada” e “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Heitor Villa-Lobos, e o doutorado “A poética japonesa na canção brasileira” na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP).
Como camerista, apresenta amplo repertório da canção brasileira e japonesa, assim como as primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
É membro do Ensemble Mentemanuque, com apresentações no Brasil, na Suíça e na Alemanha. Já apresentou trabalhos em congressos sobre performance vocal em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia, Áustria e Japão.
Com fluência em português, inglês e japonês, ministra aulas e conferências de âmbito internacional. Recentemente, foi convidada pela professora argentina Marina Cañardo para participar de uma aula e um ensaio aberto ao público na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA).
O Fratres Cello Ensemble conta atualmente com 18 integrantes, todos pertencentes ao curso de bacharel em violoncelo da FFCLRP/USP, sob a orientação do professor André Luís Giovanini Micheletti. Formado em junho de 2016, o grupo foi contemplado para se apresentar em um festival de música brasileira chamado “Fiato Al Brasile”, na cidade de Faenza, região da Emília-Romanha, Itália, em fevereiro.
Entre o final de julho e começo de agosto, participou da sexta edição do “Festival Fiato al Brasile – Alma em dois continentes”, que celebrou a música erudita com convidados internacionais, concertos e conferência gratuitos e abertos à população. Na abertura, o Fratres Cello Ensemble subiu ao palco com a soprano Yuka Almeida Prado
Sem se prender a preconceitos, o Fratres Cello Ensemble explora obras compostas para esta formação, além de fazer releituras de peças consagradas, adaptando-as para o conjunto. A apresentação no Teatro Santarosa será às 20h30 desta sexta-feira, 10 de novembro. O espaço cultural fica na praça Rotary Club nº 325, City Ribeirão, em Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 200 pessoas. O telefone para mais informações é o (16) 3916-1350.
Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 – para compra antecipada ou meia-entrada para estudantes e professores de escolas públicas e particulares (mediante apresentação de documento comprobatório como carteirinha da instituição, boleto de mensalidade ou holerite), aposentados (com documento específico) e idosos acima de 60 anos (com cédula de identidade, o RG).