Em comemoração aos 90 anos do Theatro Pedro II, inaugurado em 8 de outubro de 1930, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp) fará uma live especial neste sábado, 12 de setembro, a partir das 20 horas, direto do palco do patrimônio cultural tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
A regência do “Concerto especial em comemoração aos 90 anos do Theatro Pedro II” será do renomado maestro Roberto Minczuk, que comandou a Sinfônica de Ribeirão Preto entre 1995 e 2000. Foram mais de 1.600 horas de ensaio e cerca de 200 concertos. A última apresentação como regente titular da Osrp foi há dez anos, no final de outubro de 2000, mas ele participou de espetáculos desde então, o mais recente em setembro de 2014.
Minczuk já esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), onde permaneceu por dez anos (2005-2015), além de atuar como regente em concertos de várias importantes orquestras ao redor do mundo. Será a segunda vez que uma live da Osrp é apresentada diretamente do Theatro Pedro II, sem plateia, justamente no terceiro maior palco de ópera do país em capacidade de público.
A primeira ocorreu em 27 de junho em comemoração aos 164 anos de Ribeirão Preto, por causa da pandemia de covid-19. O concerto ainda vai contar com as participações da soprano Lina Mendes, do tenor Fernando Portari, da mezzo-soprano Carla Rizzi e do barítono Wladimyr Carvalho. A transmissão será pelo Youtube e também terá um link no Facebook do Theatro Pedro II.
O espetáculo será exibido apenas virtualmente por causa da pandemia de coronavírus. A agenda do Theatro Pedro II e da própria Osrp acabou suspensa em março deste ano, quando se iniciou a quarentena de distanciamento social. O último espetáculo foi justamente a apresentação de um concerto da Orquestra Sinfônica, no dia 14 de março.
Quase 40 mil pessoas assistiram aos concertos e apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no ano passado. Foram 71 apresentações, entre concertos ou óperas, além de recitais de grupos de cordas ou metais em teatros, igrejas, escolas e eventos. No total, 37.994 espectadores testemunharam os espetáculos, a maioria sob a regência do maestro titular Reginaldo Nascimento.
A Osrp mantém ativos vários projetos que são executados durante todo o ano, como as séries Concertos Internacionais (nove apresentações em 2019), Juventude tem Concerto (oito), Concertos Especiais (duas edições), Música Solidária (17), Ciranda Sinfônica (onze), Música nas Igrejas (sete), Ensaio Aberto (sete) e o projeto Tocando a Vida.
A temporada contou com duas apresentações da ópera “L’elisir d’ Amore”, de Gaetano Donizetti (1797-1848) e oito espetáculos variados, em locais diferentes, inclusive na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto – que a partir deste ano será Feira Internacional do Livro (FIL). Duas séries têm endereço fixo no Theatro Pedro II: Concertos Internacionais e Juventude tem Concerto.
A Orquestra Sinfônica tem cerca de 40 músicos e é mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnegados como Max Bartsch. Fez sua primeira apresentação em 1938. Desde então, a Osrp funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
BOX 01
Serviço
Live: “Concerto especial
em comemoração aos 90
anos do Theatro Pedro II”
Com: Orquestra Sinfônica
de Ribeirão Preto
Regência: maestro Roberto Minczuk
Quando: sábado, 12 de setembro
Horário: às 20 horas
Onde: Facebook e Youtube
do Theatro Pedro II
Convidados: Lina Mendes (soprano),
Fernando Portari (tenor), Carla Rizzi
(mezzo-soprano) e Wladimyr Carvalho (barítono)