Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto gratuito na Tulha da USP

Na próxima quinta-feira, 30 de novembro, na Sala de Concertos Tulha da USP, o grupo de violon­celos Fratres Cello Ensemble vai interpretar “L’abbé Agathon”, de Arvo Pärt (1935), com a voz da so­prano Yuka de Almeida Prado. O concerto será às 20 horas. A peça é tema do trabalho de conclusão de curso do músico Calebe Schüt­zer Lasso, que o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pre­to da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) abre ao público, com entrada franca.

Calebe integra o Fratres Cello Ensemble, formado em 2016 a partir da união entre os membros da classe do curso de bacharel em violoncelo da USP de Ribeirão Preto. O grupo tem conquista­do destaque realizando concer­tos importantes no interior e na capital de São Paulo. Participou do Festival Música Nova de Ri­beirão Preto, do encerramento do Festival Fiato Al Brasile em Faenza, Itália, no começo deste ano, e na abertura da segunda edição deste mesmo festival, em julho, nNo Theatro Pedro II.

A proposta do grupo é divul­gar o violoncelo em todo seu po­tencial, a partir de composições específicas para essa formação e arranjos ou adaptações para a mesma. O trabalho de Las­so teve orientação de André Micheletti, professor do De­partamento de Música da USP Ribeirão Preto, doutorado pela Indiana University em violonce­lo e violoncelo carroco.

Calebe Schützer Lasso – É músico desde criança. Começou a se dedicar especificamente à mú­sica na adolescência, tendo estuda­do piano e violão. Aos 15 anos, foi estudar violoncelo, instrumento que se dedica integralmente até hoje. Aos 18, ingressou no bacha­relado em violoncelo, na USP de Ribeirão Preto, onde hoje estuda com o professor André Micheletti.

Já tocou em orquestras e gru­pos musicais, dentre eles a USP Filarmônica, a Orquestra Expe­rimental da UFSCar e o Fratres Cello Ensemble. Já participou de diversos festivais de música, tendo aulas com grandes nomes do violoncelo, tais como Fábio Presgrave, Viktor Uzur, Dmitry Kouzov, Helga Winold e Matias de Oliveira Pinto.

Yuka de Almeida Prado – Professora-doutora em Canto, coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Can­to (Lapecc) e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Labora­tório de Ciências da Performan­ce (NAP-Cipem) do Departa­mento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Doutorado e mestrado pelo De­partamento de Música da Esco­la de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi e especialista em Canção Japo­nesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão. Trabalhos apresentados em con­gressos em Portugal, Cingapu­ra, Canadá, Turquia, Áustria e Japão. Apresentações de pri­meiras audições de composito­res brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil e nos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Itália. Apre­senta-se regularmente com o Ensemble Mentemanuque, USP Filarmônica e a Orquestra Sinfô­nica de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Museu volta a receber visitas

William Teodoro

Estreias da semana nos cinemas

Redação 1

Lugar de Escuta será lançado na Biblioteca Sinhá Junqueira 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com